quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SERENIDADE E SINCERIDADE

A tradição da sociedade consolidou regras de etiqueta convencionadas para ajudar o relacionamento entre as pessoas. Ligado à cortesia, o conceito de etiqueta vai além, sendo uma forma da pessoa que pratica determinado código de etiqueta demonstrar esta cortesia, bem como boas-maneiras.


Por outro lado, o comportamento humano não é universal e o choque de expectativas numa sociedade pluralista, multiétnica, aponta que cada grupo tem sua forma peculiar de demonstrar esses sentimentos. O melhor caminho seria respeitar as diferenças, apesar dos especialistas em etiqueta entenderem que os conceitos de educação e respeito sejam universais.

"A etiqueta enquanto regra, situa-se exclusivamente no campo moral, não sendo regulada por leis ou decretos, sendo às infrações a determinado código de etiqueta punidas apenas no âmbito social".

Toda essa tensão que se estende em outros níveis mais específicos da sociedade, se confundem com a necessidade de expressar aquilo que se pensa.

Quando levado ao pé da letra, as regras de conduta tornam-se um bloqueio à serenidade e sinceridade tornando-se angustia, pavor, pânico, um auto sufocar. Não somente como fatores puramente psicológicos, mas manifestações físicas, posturais. A respiração é o principal foco desse auto sufoco. Auto sufocar-se em detrimento das regras de conduta é um erro mortal.

E aquilo que antes serviria para melhora do relacionamento social torna-se um entrave.
Ouvi uma vez Gaiarsa dizer: - "Aprenda as regras, e depois de assimiladas e compreendidas, esqueça-as".
E respire fundo. Aceitar as diferenças é mais que silenciar a voz, é aceitar no pensamento o outro, sem querer convencer ou transpor sua verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário