sábado, 4 de setembro de 2010

CIRURGIA DE JOELHOS X PROPRIOCEPÇÃO

Hoje em dia muitas pessoas estão passando por cirurgia de menisco e ligamentos.
Essas lesões são de diversas origens: excesso de peso, má postura, lesões do desporto, principalmente do futebol, sedentarismo ou tudo junto, no caso de esportistas de final de semana.
A fisioterapia é fundamental na reabilitação dos movimentos. Mas após a reabilitação o tratamento deve entrar em vigor.

O que tratar depois de reabilitar?

Devemos antes conceitualizar tratamento para a fisioterapia, que difere do conceito médico. Tratar para um médico implica em medicar, excluindo todos os fatores de risco relacionados a doença, onde o melhor momento para se tratar é a crise.

Na crise a fisioterapia reabilita e o tratamento vem em seguida. Tratar envolve acompanhamento quase que diário, traçar um programa personalizado de novos hábitos posturais, onde o treinamento postural se estende ao longo de pelo menos três meses.
Assim, criar este hábito no paciente de modo que a presença do fisioterapeuta passe a ser cada vez menor.

O maior problema está naquele que passou por uma cirurgia de joelho, e não atende ao desenvolvimento proprioceptivo nas atividades físicas.

Segundo José Ângelo Gaiarsa a propriocepção é um sexto sentido. Desenvolvê-la envolve sentir e movimentar o corpo no espaço, mesmo de olhos fechados.

Isso porque 80% do cérebro está encarregado dos movimentos. E 99% dessa área é comandada pela visão. Desenvolver a propriocepção é o mesmo que um sexto sentido, porque outros potenciais cerebrais estão envolvidos na ação.

Tomar consciência de cada ângulo de movimento, da respiração e da postura é a própria fisioterapia postural. Muito mais que prevenção, ela significa um trabalho persistente de exercícios posturais, o que a maioria das pessoas acabam, de modo equivocado, deixando de lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário