terça-feira, 7 de setembro de 2010

PERDENDO GORDURINHAS

Não há dúvida em relação a isso: segurar a boca ajuda muito. Só que mais que segurar a boca na alimentação é a qualidade do alimento ingerido.
Agora, mais do que a qualidade do alimento ingerido é a qualidade da mastigação. E mais que a qualidade da mastigação é a qualidade do sono.
E sabe de uma coisa? Melhor ainda que tudo isso é caminhar, respirar e amar si mesmo.
Pensou que eu fosse falar malhar, não é?

Pois é, a malhação pode te ajudar bastante com isso. Mas conheço uma série de pessoas malhadas sem resistência, sem endurance. O endurance é o aprimoramento da força muscular e da resistência, com programas de exercícios planejados, treinamento com pesos e flexibilidade. Malhar não elimina o estresse de uma vida desregrada. Gordura em excesso nunca foi desejado. Sobrecarrega órgãos como coração, o fígado, e quando atinge um nível perigoso, os rins e as artérias.

Grande parte do acúmulo de gorduras no organismo tem origem numa vida desregrada. De forma silenciosa, o fígado começa a estocar energia em forma de gordura. Alguns hábito nocivos como pouca ingestão de água, sono ruim, uso de energéticos e açúcar refinado são prejudiciais à saúde e à longevidade. Grande parte do acúmulo de gorduras no organismo tem origem numa vida desregrada e cheia de medos.

É certo dizer que o medo, no esporte ou na atividade física, é o que impõe limite do treinamento. Sem o medo, certos limites podem ser fatais.
Continuo convencido de que prática de caminhada, respiração e meditação, bem como amar a si mesmo são antídotos, tanto à pessoa comum como para o atleta.

Devemos cuidar para nos manter saudáveis. Saúde implica uma série de auto cuidados principalmente para atletas e esportistas. Estas três práticas propostas aqui, ainda muito pouco praticadas ou conhecidas, são imprescindíveis para qualquer superação de limites, em diversos casos. Neste caso, gordurinhas.

Não estou falando só de perda estética das gordurinhas, mas num movimento real de descoberta do amor a si mesmo. E respirar é o canal desse aprendizado.

Respirar elimina esse processo de estoque de energia porque lava o sangue com oxigênio, reequilibrando o sistema glandular das supra-renais, tálamo e hipotálamo. Amar a si mesmo eleva as defesas do organismo e melhora o humor.

E outra coisa: respirar bem implica em saber meditar e em saber ouvir a respiração natural na movimentação do corpo.
Não é somente puxar o ar com vigor. E muito menos saber soltar o ar. Muito menos ser um perfeccionista em técnicas de retenção dos intervalos da respiração e demais bandhas... Tudo isso é técnica, e deve ser trabalhada até ser conhecida por completo. Depois, deve ser abandonada porque, segundo o Gaiarsa, todo o movimento repetitivo é prejudicial à saúde. Pode ser uma faca de dois gumes se praticado ao pé da letra. Respirar bem implica em muito mais que tudo isso.

Um programa que seja realmente completo deve ser levado ao máximo da complexidade humana, para então ser uma forma de auto cuidado e auto terapia. Por isso acho que a perda de gorduras nada tem a ver com as gorduras em si mas com o modo de se trabalhar o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário