quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A CURIOSA VISÃO SOBRE POSTURA QUE PODE MANTER A SAÚDE DO CORPO.


Postura é tudo. E tudo é postura.
Se existe algo sem postura
Este algo é a propria postura.
                                  Ft. Dedé.

O estudo da postura no mundo vem tomando forma e pouco a pouco conquistando novos espaços nos centros urbanos. A necessidade de se aprender a ter uma coluna ereta faz o cidadão procurar meios de aprender movimentos que a princípio servem para saber lidar com o encomodo e o desconforto da dor.

Importante ressaltar que dentre os estudos de postura realizados em inúmeros e diversos locais e grupos de pessoas deste planeta, é de comum acordo que o pensamento interfere no movimento. 

A postura de um corpo reproduz os pensamentos. O pensamento cria a resistencia nos músculos lisos de tônus da postura para a fixação anti gravitacional, e para que se realize o movimento voluntário. Este tonus em "musclinhos" firmes e fortes transmitem o pensamento gestual da pelve, tronco, pescoço e cabeça.

Outra coisa que deve ser conhecida é saber como regular seu ciclo do sono. Baita postura esta. Tudo bem, não vou deixar o leitor sem conteúdo. O estudo analisa por aparelhos sensiveis modos de uso ou funcionamento de um cérebro em atividade. Esta atividade cria o caráter de uma pessoa (leia caráter como caracteristica individual) O caráter ou carecterística de uma pessoa possue aanalogia direta com os quatro modos cognitivos destinados à quatro àreas cerebrais de maior atividade cognitiva. Num certo horário do dia cada modo cognitivo têm um pico de energia metabólica chamado pico cognitivo dos impulsos cerebrais. 
Isso significa que a estrutura física, biológica difere em quatro tipos de metabolismos. Lembrar que são características e não tendências. Estes modos cognitivos são condutor, adaptadivo, estimulador e perceptivo e cada um possui seu ciclo de sono e vigília.

Condutor - dorme com sono. 
Além de oito horas por dia de sono pode cochilar uma hora num período qualquer do dia tendo assim seu pico cognitivo máximo por todo o período de vigilia.

Adaptativo - dorme 3h acorda ao 12h. 
Pessoa de hábitos noturnos tem seu pico cognitivo das 00h às 3h

Estimulador - dorme 22h acorda 7h.
Pico cognitivo às 15h

Perceptivo - dorme 21h acorda 6:30h. 
Pico cognitivo 9h

O bípede sofre os efeitos da gravidade sobre as atividades de uma ergonomia cotidiana que ameassa a saúde do corpo e os sentidos. A postura segue o pensamento, e segue também o paradigma social local e, dependendo das condições de vida do cidadão tensões posturais aparecem por todo o corpo como sintomas que  traduzem uma dor da mente em uma dor ou uma disfunção no corpo e na maioria das vezes uma dor física mesmo por baixas condição de sobrevivência. Saber lidar com sua própria postura é uma urgência na retomada da saúde em todos os níveis de consciência. Processo este que difere para cada pessoa individualmente.

Erguer a coluna e respirar profundo depende de você diariamente mexer seu corpo abrir o peito e ganhar musculos.  Algumas sugestões de hábitos de saúde da postura.

Espreguiçar e Suspirar

Estique-se espreguice ao inspirar.
Solte o ar duma vez! E relaxe todos os músculos.
De vez em quando crie o hábito de soltar ar com força dos músculos encolhendo barriga e abrindo o peito.
Inclua este método de respiração nos seus exercícios diários.

Mais alguns...
- Crie um ambiente relaxante e limpo. Habitue-se a praticar todos os dias de algum exercício que goste.
- Use roupas que deixem livres de tensões as cinturas, busto, do estomago e das ancas.
- Prepare o quarto para descansar. Crie ventilação confortável durante o sono.
- pratique meditação, respiração, relaxamentos ou algo que te faça entrar em ondas mentais alpha ou pré sono por no mínimo cinco minutos. 
- Crie afinidade com sua cozinha. Descubra em seus alimentos a gordura perfeita para sua digestão. Os alimentos produzem um efeito de jovialidade na pele e os elixires e bebidas que incluem alcoólicas criam uma circunstância de longevidade das células. 
Tome àgua com oxigênio livre reduzido.

A fisioterapia trata e a natureza cura.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

GENTILEZA GERA MAIS GENTILEZA

Alguns amigos "ilustres!" postaram no facebook e share esta campanha bacana:
Nos meus dias, cumprindo obrigações e compromissos, tenho pensado mais profundamente sobre o ato de ser gentil.

Bom, começa com o olhar e termina na impressão deixada.
À esta impressão procuro expressar no olhar o máximo de amor.

O brilho do olhar! Mais se assemelha ao som de Wanna be Staring' Sonthing' do Michel Jackson. Uh! Uma coisa que transmite muita alegria de ser um ser humano. De viver na Terra.

Quando volto para casa pelo jardim Monte Kemel, costumo passar mais rápido pelo trecho estreito da favela do Ferreira. Aquela coisa do estresse urbano em não querer ver a realidade nua à sua frente.
Bem, não foi o que fiz desta vez. Hoje bati os olhos com outros olhos do outro lado da rua e procurei deixar meu rastro de alegria pela vida. Segui com a memória do olhar daquele jovem. Desejei que o meu olhar tivesse transmitido o mesmo pensamento de contentamento pela vida em minha cabeça e em meu coração.
Acredito que esta gentileza sutil faça toda diferença. Porque o pensamento e a intenção do olhar são a primeira gentileza prestada.

Fiquei também sabendo que algumas pessoas acham vantagem em fingir gentileza no olhar, isso sem considerar o sorriso amarelo do cinismo. Ainda tô pra descobrir se essa vantagem tem algum motivo egoísta, porque todos os seres merecem conhecer o verdadeiro olhar de amor. Aquele olhar que conhece no fundo a capacidade de sentir o amor e manifestá-lo. A janela da alma não mente. O olhar sem brilho não tem tesão nenhum.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

QUE SAÚDE É A MINHA?

Um dia, alguma pessoa desavisada sobre minha pessoa, me perguntou com o tom árido, ríspido:
- ...mas e... qual é seu público alvo?
Putz, mas que pergunta difícil para um fisioterapeuta postural porque nessa profissão se pode trabalhar com o mais variado público, haja vista o corpo humano sofre independente da classe social.

Entretanto, alguns anos se passaram e eu obtive a resposta.
Não tem saída meu público alvo são pessoas de classe média, bem informadas, que acreditam num processo terapêutico que envolva os hábitos de auto cuidado.

O sexo e a idade continuam diversos. O que caracteriza o meu público é a disponibilidade e confiança de que cuidar da saúde é mais do que ter uma carteirinha de um plano de saúde. Contudo é exigido dessa clientela uma certa insensibilidade ao preço uma vez que o processo de formação de um profissional da saúde como o fisioterapeuta exige um investimento de estudo e materiais, de disponibilidade de tempo de altos custos.

Nada supera a experiência em lidar diretamente com o ser humano. Tocá-lo e sugerir o melhor caminho de práticas de ampliação da saúde para cada caso é uma prática artesanal..