sexta-feira, 22 de abril de 2011

A FISIOTERAPIA POSTURAL E OS RECURSOS NATURAIS

Minha admiração por profissionais que revolucionaram a arte de cuidar da saúde  me levou a desvendar uma terapêutica que leva em consideração todo o tegumento, toda a pele.  


Esta nova visão crânico-postural eu a intitulei como FRP - fisioterapia de reequilíbrio postural onde o reequilibrio da pele é também o reequilíbrio da respiração, do tronco encefálico e da postura. 
A FRP trata dores e disfunções que envolvem o corpo (pele, músculos, articulações), a respiração e o cérebro mesclando movimentos fisioterapêuticos e terapias manuais. 

A sensação de dor na pele denuncia problemas de coluna. Sua função ultrapassa o conhecimento acadêmico uma vez que é função também da pele a respiração. A biologia estuda a respiração onde somente é considerada nos anfíbios. A pele respira. E respira oxigênio, além de absorver raios UVB do Sol. A síntese de vitamina D no sangue depende dessa permeabilidade e resiliência da pele. 

Por sintetizar a vitamina D a partir dos raios UVB do Sol, a pele é o único órgão capaz de produzir biologicamente, do princípio ao fim, a 1,25D enzima "vitamínica" mais importante para órgão vitais como o fígado e os rins. 
A sintese da 1,25D em presença dos raios UVB têm grande importancia para o combate de bactéria e fungos, e também na produção de massa óssea em casos como osteoporose por sua ação em mais de mil genes do corpo humano (Scientific America). 
Por outro lado o estresse e a vida sedentária, mesmo entre esportistas e atletas, a dor que se manifesta na pele é um obstáculo na disposição em manter práticas naturais de  prevenção para evitar ou curar problemas posturais. 

O Sol é o mais poderoso recurso natural que a fisioterapia postural usufrui. A chamada cromoterapia tenta reproduzir este efeito natural do Sol em luzes incandescentes. Cada cor para uma finalidade. Cada freqüência de onda para um tipo de tratamento. O reequilíbrio da postura depende de práticas de bem estar como essas, bem como a prática de banhos de imersão, massagem, exercícios posturais, relaxamento e relaxação da postura.

Estas práticas elevam o estado de saúde além de outros cuidados já bem conhecidos como o modo de se alimentar, o tipo de alimentação ingerida, a qualidade do sono, e os diversos aspectos posturais do cotidiano. 


O estado da pele denuncia também o tipo de respiração e a saúde dos órgãos internos. No entanto não falamos aqui de doenças de pele que são tratamentos específicos da dermatologia. Mais uma vez, o que estou falando aqui tem enfoque na qualidade neurológica e postural da pele.


Portanto, o fisioterapeuta postural deve liderar daqui pra frente o mercado do bem estar. Ele é o profissional mais completo para lidar com urgências posturais e problemas crônicos como também de disfunções orgânicas decorrentes do estresse e da estafa mental. Prometo falar mais sobre o assunto nos próximos textos.
E lembre-se: Consulte antes um fisioterapeuta postural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário