sexta-feira, 22 de abril de 2011

A DEGENERAÇÃO NÃO É UM PROBLEMA DA IDADE.

Se você pudesse observar radiografias de coluna cervical lateral, você veria que a maioria das pessoas já possui alguma anormalidade cervical antes mesmo dos 40 anos de idade.


Mariano Rocabado, chileno, fisioterapeuta famoso por sua visão crânicocervical propôs um exame novo de Raio X que leva seu nome, o RaioX Rocabado.
O RaioX Rocabado permite além da visão lateral da cervical (C1 à C7) torna também visível as três primeiras vértebras torácicas e ainda o perfil do rosto com a mandíbula e a maxila, mais conhecida como ATM, ou articulação temporo-mandibular.


A ATM sofre grande influencia dos nervos da cervicais chamados de pares cranianos. Quando mal posicionados devido a má postura, estresse ou sedentarismo, participam do processo precoce de degeneração vertebral bem como a má circulação e má oxigenação do sangue para o cérebro. Também os ombros, membros superiores e mãos sofrem alterações fisiológicas com o aparecimento de tendinites e bursites.


Ao se deparar com profissionais da saúde que zelam por terapêuticas revolucionárias pude tomar a liberdade de desenvolver meu próprio jeito de atuar com a fisioterapêutica.


Okson, conhecido também no mundo como o dentista que dá o devido valor ao tratamento da dor na ATM desvenda este mistério  da dor facial frente a problemas da ATM.

Terry Tanaka especialista em disfunções da oclusão e da ATM evidencia as relações de pontos de tensão entre a oclusão dos dentes e a ATM .


Rocabado entra neste hall dos profissionais da saúde mais conhecidos e respeitados no mundo fazendo lembrar da cervical em todos estes processos. Segundo seus estudos os nervos cervicais possuem um movimento neurodinamico reestruturador da lordose cervical.


Omar Franklin Molina, brasileiro, expõe o sistema estomatognático e sua influencia nas dores de mandíbula, ATM e oclusão.


Bernard Bricot, cientista fisioterapeuta da posturologia, se depara com alterações posturais que ele mesmo não se permite desvendar inteiramente dando abertura à dúvida. Será que a dor e/ou disfunção começou nos pés e subiu para o crânio ou do crânio levou a disfunção postural dos pés? Bricot leva o fisioterapeuta a um olhar diferente sobre a postura,  à partir de dados e depoimentos do paciente nunca antes observado pela medicina tradicional.


A posturologia de Bernad Bricot faz um paralelo muito inteligente no que concerne o tratamento das disfunções e dores específicas da coluna vertebral, mandíbula, e esqueleto com aspectos gerais da postura da bacia, dos membros, da cabeça, da ATM e da oclusão.


Pilates incluiu em seus exercícios de cadeia fechada a respiração como principal instrumento para a volta da funcionalidade postural.


Estes processos posturais denominados disfunções mandíbulo-crânio-posturais, que segundo a Ft. Neide D'Avila participa de alterações no estado de sono e vigília gerando a cefaléia. 
O bruxismo é outro forte elemento para o aparecimento de cefaléia, além dos já conhecidos efeitos sobre os dentes, a ATM e a coluna cervical.


Dentre todos estes sinais e sintomas de degeneração uma coisa é certa: todos estes novos recursos fisioterapêuticos suprem a real urgência do ser humano contemporâneo pela busca por qualidade de vida.
O abuso de posições sentadas, a negligencia com a prática de atividades físicas, e/ou por outro lado esportistas e atletas que superam limites e tornam a vida quase que uma realidade supra-humana.


O sedentarismo já é uma realidade. Segundo dados recolhidos pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, 64% da população paulistana sofre de disfunções da coluna somados aos seus efeitos deletérios como a obesidade, a hipertensão, o derrame cerebral e o infarto. Outros efeitos como insônia, bruxismo e hérnia de disco são associadas a má respiração e ao estresse o que independe da prática de atividade física ou não.


A postura nos dois casos, tanto para o sedentário quanto para aquele pratica alguma atividade física sofrem do mesmo mal: vivem à flor da pele.


Portanto podemos chegar a um senso comum de que hábitos de bem estar e postura equilibrada trazem benefícios incalculáveis para a saúde tendo em vista hoje as terapêuticas inovadoras de ampliação da saúde aplicados por fisioterapeutas posturais.  


Assim, a degeneração que já começa no homem e mulher precocemente são reversíveis sem necessidade de uma intervenção medicamentosa ou até  cirúrgica haja vista a estimulação de substâncias naturais medicamentosas presentes no próprio organismo estimuladas por uma terapêutica salutar advinda de uma ciência revolucionária: a fisioterapia postural.
E lembre-se: Consulte antes um fisioterapeuta postural! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário