sábado, 7 de dezembro de 2013

SINTA-SE BEM! CONSULTE ANTES UM FISIOTERAPEUTA CLÍNICO.


Somos todos diferentes. Recente artigo publicado na Folha do dia 25 de novembro deste ano, no cardeno ciência, revela quatro tipos de padrão cognitivo entres as pessoas. Isso revela algo sobre nós, assim como os fisioterapeutas reconhecem em quatro posturas diferentes.

O biotipo hepático é conhecido como modo perceptor. Tem o andar  leve na ponta dos pés, tônus muscular forte e tronco pesado. Idealizador por natureza. Suporta a expressão corporal sob o fígado e visícula biliar e sistema linfático. Quando em desequilíbrio descarrega suas tensões sobre o sistema cardio-circulatório.

O biotipo sanguíneo é conhecido como modo cognitivo estimulador.  Ombros largos, tônus muscular forte, pele clara, membros em proporção desigual em relação ao tronco, gosta de ver e ser visto. Leve no andar. Comunicador por natureza suas ações comtemplam o sucesso. Suportam a expressão corporal pelos sistema cardio-circulatório e intestino delgado. Em desequilíbrio descarrega tensões sobre o sistema renal.

O tonus muscular destes dois biotipos refere-se à postura, e principalmente a respeito da musculatura antigravitacional, classificando hepático e sanguíneo como pessoas com ímpeto jovens. 

Nesse artigo, o modo condutor é atribuido ao biotipo pulmunar. Tem a escapula voltada para frente - natural protusão escapular, tem o andar arrastado com os calcanhares, tônus muscular fraco. Inédito por natureza suporta grande expressão corporal pelas vias respiratórias e intestino grosso. Em desequilíbrio descarrega suas tensões no sistema hepático-biliar.

O modo adaptador refere-se ao biotipo renal. A postura o tonus é fraco, o andar é pesado e pontual e dá pouca atenção a fatos inéditos. Suporta longos períodos sem beber água sem maiores prejuízos para a saúde. Suporta a expressão corporal sob os rins e bexiga. Em desequilíbrio, se apoia no sistema cardio-vascular.

O tonus postural destes últimos biotipos classifica as pessoas como antigos. 

A importancia de se adequar hábitos posturais para cada biotipo, de se reconhecer em um deles, tornar tangível o bem estar com práticas posturais. Ao definir os hábitos da natureza de cada em apenas uma consulta com o fisioterapeuta clínico postural, um grupo de exercícios é selecionado, voltados a reorganização do corpo, da respiração, da alimentação e do bem estar.

O material informativo dá suporte à continuidade desses novos hábitos em casa. Um auto cuidado constante valorizando o que é da natureza do equilíbrio. 

A consulta

O fisioterapeuta é profissional de primeiro contato. Ele tira suas dúvidas da causa de sua disfunção, seja ela de qualquer natureza, física, emocional e comportamental. Além de haver recurssos terapêutico para a reverção do quadro clínico, o encaminhamento para outras especialidades médica muitas vezes ocorre entre multiprofissionais da área médica.

Durante uma consulta é freqüente que os pacientes ou o próprio fisioterapeuta desviem do assunto em questão para que discutam pontos não relacionados diretamente ao esclarecimento da doença.

É a Anamnese, que tem como principal objetivo detectar sinais e sintomas ao longo da história de vida do paciente que possam ter sido causas ocultas do estado atual da queixa.

O que é uma consulta fisioterapêutica?
Consultar um fisioterapeuta significa obter informações a respeito de algum problema de saúde, da postural ou eventuais doenças crônicas ou agudas. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Veja algumas dicas para uma boa consulta.
Horário
Nunca chegue atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada.
Acompanhantes
O acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Caso contrário, pode haver até um certo constrangimento na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema.
Medicação
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.
Exames
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o fisioterapeuta pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença e definir assim o prognóstico.
Dúvidas
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o fisioterapeuta lhe disser, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido.
Lembre-se
O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de sua dedicação em habituar-se a praticar em casa e dos autocuidados recomendado.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A FISIOTERAPIA NO MERCADO DE BEM ESTAR



Conhecida por acelerar a recuperação de feridos de guerra em 1945, a fisioterapia mostrou que é uma ciência médica holística e poderosa.
A reabilitação e o tratamento de pessoas com disfunções faz da fisioterapia uma ciência médica de reversão fisiológica da disfunção e da dor. Uma ação primária de tratamento que pode progredir para prevenção de outras disfunções haja vista uma ciência integral e global que devolve o empoderamento a pessoa de seus movimentos, reflexões e pausas.
Muito antes disso, em tempos imemoriais de civilizações antigas como os Sumérios e os Egípcios usavam os conhecimentos da natureza para reverter doenças de pessoas com disfunção. A fisioterapia trata, a natureza cura! Era um privilégio de pessoas que cultuavam o hábito do bem estar físico, emocional e mental, valorizando também ambientes próprios de bem estar na arquitetura e na tecnologia empregada numa prática de saúde preventiva.

Nos dias de hoje, a fisioterapia que antes era mais conhecida no desporto e tratamento de pacientes hospitalizados, com probidade holística de uma ciência médica valorosa volta a ocupar uma posição social elevada onde agências espaciais e governamentais utilizam dos conhecimentos e práticas da fisioterapia para atingir longevidade, saúde e bem estar.

Aqui em São Paulo, os paulistanos em sua grande maioria praticam exercícios posturais diversos. O yoga, a meditação e técnicas de relaxamento e concentração já chegaram em hospitais e institutos de pesquisas onde o fisioterapeuta é o profissional melhor preparado para acolher e aplicar tais técnicas.

O mapeamento e a monitorização do sono, cérebro, coração, pulmões, músculos e hábitos posturais com equipamentos de altíssima tecnologia eletrônica são exclusivos deste profissional que, ao mesmo tempo, afasta-se do capitalismo da área médica, entendendo que é uma doença social à ser curada.

A fisioterapeuta é um profissional da saúde de primeiro contato que possui diagnóstico e tratamento próprio.  Orienta, escuta, avalia e trata, também com ações ergonômico-posturais no dia-a-dia atribulado. Como sempre foi e sempre será, é a ciência do bem estar capaz de reorganizar o corpo, a respiração, o cérebro  e reequilibrar o organismo e os hábitos de saúde de uma pessoa tendo resultados diferentes da área ortopédica. A fisioterapia acredita e valida a longevidade e a possibilidade de romper com a crença de que o desgaste de articulações pode ser evitado e tratado sem cirurgia e sem tratamento medicamentoso, contanto que haja continuidade cotidiana da práxis de autocuidado com a postura.

A atual demanda por tratamentos de coluna e doenças globais elevam a profissão acima do que se conhece como preventiva, numa função terciária de tratamento e visão de longevidade, qualidade de vida e hábitos diários ou semanais de exercícios posturais gerais e mui específicos no cotidiano.

Para tal, a humanização é imprescindível para este profissional que busca a causa de doenças eliminando pela raiz o problema e devolvendo a pessoa com disfunção um contato mais aprimorado com o corpo. Para tal, o olhar biomecânico não é suficiente. A busca por conhecimentos em outras áreas aparentemente pouco associadas à área médica como a filosofia, sociologia e antropologia é de extremo valor para este profissional poder entender os conflitos culturais que se manifestam no gesto da postura.
Platão, em seu discurso sobre o mito da caverna disse: "na maioria as pessoas crescem e ficam satisfeitas com a visão que adquiriram das coisas e não gostam quando às forçam a pensar sobre elas, mas um dia alguém as faz pensar e a olhar para o outro lado. Na verdade isso é perceber que muitas de suas opiniões são de segunda mão e que certo modo não são suas próprias opniões. É doloroso pensar no por quê de suas crenças ou origem de suas crenças."
Resultados da prática de consultório pela anamnese, a dor pode estar vinculada à velhas crenças e a disfunção à velhos hábitos anacrônicos da tradição familiar. Até hábitos alimentares entram nesta avaliação. Refletir à respeito pode ser de grande valia na recuperação holística para a ampliação da saúde e, não obstante a transformação de uma sociedade profícua em ideais holísticos na prática médica como um todo.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

VITAMINA D


"A transformação nas formas ativas da vitamina D compreende um processo complexo que integra diferentes sistemas orgânicos e ativação de sistemas enzimáticos. Acredita-se que a síntese pela pele tenha significância muito maior que aquela relacionada à ingestão alimentar."
 
A fisiologia da vitamina D é a base da saúde de órgãos como coração, pulmão, rim e fígado.

A vitamina D é sintetizada pela pele à partir da biossintese dos raios ultravioleta de 270 a 300 nanomilímetros. Ou seja "quase invisível a olho nú, mas essencial para a saúde da pele, e também de todo o organismo.

Inclua na palavra organismo, tudo. Corpo, respiração, cérebro. Saúde, sanidade, iluminação. 

A prática de tomar banho de sol nos períodos matutinos é a chave para voltar a restabelecer a saúde do corpo.

Reverter é a palavra de ordem. Equilibrar é a saída. O corpo desse modo, devolve a você a saúde mental que precisa no dia-a-dia.

Portanto alerto em dizer: NÃO HÁ MEDICAMENTO QUE FAÇA A CADEIA FISIOLÓGICA DISPARAR A PONTO DE FORTALECER O CORPO.  Ao contrário do que é falado comercialmente, o medicamento de vitamina D torna o usuário da droga um dependente químico e um doente crônico.

A prática está no dia-a-dia, no hábito. Tomar sol pelo menos um dia da semana seu corpo fica imune às doenças crônicas. Veja este link:  "A indústria de protetores solares não quer que você saiba da necessidade de exposição ao sol, porque esta revelação significaria a queda nas vendas de seus produtos."


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ACESSANDO ÁREAS CEREBRAIS DESATIVADAS


"A alteração dos estados de consciência são incrivelmente úteis para a espécie humana" Graham Hancock. A realidade é mais complicada do que imaginamos. Youtube. A evolução não nos dá nada, ao menos que seja útil."

Rick Straussman: existe dentro do cérebro substancias como o DMT, capazes de transformar a realidade interna e externa, devolvendo um potencial latente da espécie humana onde  90% da capacidade cerebral pode ser usada e acessada revelando outros níveis de realidade. 

Por não ser um mero acidente nossa evolução ter-nos dado este potencial através desta substancia naturalmente produzida pelo cérebro, talvez pela glândula pineal, mas o fato é que estados alpha, na meditação e no relaxamento são vitais para reequilibrar a saúde.

Na prática de exercícios há produção de serotonina, dentre outras substancias. A serotonina, em excesso faz de você um zumbi! Voltar os esforços da prática para o centro da respiração e o centro da auto observação nos faz acessar estados amplificados de consciência onde o movimento se realiza de modo harmônico e ritmado, o que diminui a chance de seu corpo adoecer. Claro que nada disso é verdade se não houver prática diária!

Reverter um quadro de dor ou disfunção depende de vários hábitos. Uma terapêutica onde considere o despertar deste potencial cerebral é importante  dentro das ciências médicas como a fisioterapia porque a maioria das doenças crônicas vem de uma mente viciada em padrões emocionais de pensamento onde o gasto de energia para isso impossibilita a pessoa acessar áreas do cérebro de modo autônomo, e reparador.


domingo, 6 de outubro de 2013

LIMITES ENTRE VOCÊ E SEU CORPO





Um estudo recente sobre o corpo sugere um novo olhar para a saúde de uma pessoa com disfunção.
As bases científicas deste estudo revelam experiências e fatos que comprovam uma nova tecnologia onde cultura, economia, política e meio ambiente inevitavelmente sofrerão grandes transformações por esta nova descoberta científica.

O discurso destes cientistas entende que esta transformação inegável depende de outra tecnologia, mais sustentável,  e ultrapassa os conceitos de sustentabilidade e geração de energia, ingressando em assuntos de bem estar de interesse à toda humanidade.

O olhar social de que energia livre ou energia extraída do vácuo (Thrive Movement) pode mudar o mundo radicalmente não é mais teoria. Ela soluciona a grande busca em navegar no espaço sideral, como também devolve ao indivíduo a responsabilidade sobre a própria vida.

Essa nova tecnologia penetra em todas as outras, na robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, nanotecnologia, cosmologia, e mesmo assim não exclui os processos de auto cura que uma pessoa é capaz de gerar a si mesma. Pelo contrário, nesta nova visão de ciência, é a pessoa que cria sua realidade. Neste olhar, as ciências serão sinalizadoras do equilíbrio ou desequilíbrio do pensamento e do ambiente em que ele vive.  Reflexo do que somos por dentro.

Os cientistas contemporâneos, de física e medicina preferem chamar esta nova ciência de Movimento Próspero, e, como o próprio nome aponta, é entender que a vida e sua existência física palpável e finita se manifesta num universo infinito e pode ser controlada. O movimento próspero além de ser um movimento de pessoas em prol de uma vida planetária sustentável é também a descoberta de um padrão tecnológico da criação da vida e de tudo q nos cerca. Compreender este padrão é entender do funcionamento das coisas e também de si mesmo! Pois ambas se utilizam da mesma tecnologia.

Nassin Haramein, cosmólogo foi o cientista que descobriu essa nova ciência, explica sobre sobre o padrão de criação da vida e de tudo que existe no universo. Este padrão da vida levou o cientista a unificar as ciências físicas das pequenas, médias e grandes proporções e, ao mesmo tempo, uma unificação de todas as ciências, não somente biológica, mas humana e exata.

As ciências avançam e o leigo quando não é informado de suas atualizações tecnológicas, fica sabendo de modo enviezado, sempre de forma anacrônica. Por exemplo, o genoma humano já foi decifrado. Agora, é prudente voltar os esforços para humanas porque carece de recursos e atenção legal.

A descoberta deste padrão de geração de vida no universo, assume ser próspero, abundante e ilimitado, e irá causar  grandes transformações econômico-sociais porque a mudança já ocorre dentro de muitas pessoas.
"Se eu preciso de energia não preciso pedir para as companias elétricas ou petrolíferas para trazerem até mim. Eu mesmo devo produzir." Esta tem sido uma atitude de muitas pessoas no mundo, fruto de uma transformação interior. 
Desse modo é possível ser criado além de excelentes tecnologias um estilo de vida mais maduro para com todos os que habitam neste planeta.

O fato é que a máquina que extrai energia do vácuo sideral respeita um padrão fractal presente em todos os organismos vivos. Nosso corpo também se utiliza desta energia. E sua circulação, funcionamento e localização foi compreendida pelos cientistas e reproduzida em máquinas que tem o poder de, por exemplo na área da saúde, eliminar uma célula cancerosa. Há interesse comercial? Mas há interesse planetário.

Limites entre você, e um corpo que tem acesso a uma fonte de energia ilimitada e sabe usar esta energia; o corpo usa seu poder para criar movimento daquilo que fora desejado, pensado, intuído  ou movido pelo instinto.

Resumindo, você cria o medo, a regra, ou o abuso, e o corpo sofre.
Você cria o hábito de pensar bonito, sentir bonito, lembrar que a vida é próspera e observar os sinais e oportunidades de crescimento, daí o corpo cura.

Unir- se a este propósito é estar afinado ao ritmo natural da vida, que é próspera, saudável e que em períodos de crise emocional se torna possível reverter a disfunção fisiológica gerada pelas emoções desequilibradas. Isto é o que pretendo pelos próximos anos de minha vida nesta estada planetária.
Pensando em saúde, não em disfunção ou doença. Pensando que Ser a solução dos conflitos de minha vida é o mesmo que gerar o equilíbrio a minha volta. Multiplicado por 7 bilhões de pessoas Terráqueas ou Extraterrestres, e a nova tecnologia, é claro.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ENCARNE AGORA.

"Não perca seu tempo dando explicações, as pessoas somente ouvem  aquilo que querem ouvir."
Não espere sua vida ser feliz, seja feliz.  Seja a felicidade que você quer no mundo.
Autoconhcimento é ponto passivo. 
Conhecer a ti mesmo é entender um pouco além sobre as coisas da vida, como por exemplo, a diferença entre escutar e ouvir.

Escutar é inteiramente diferente de ouvir. Citaria aqui alguns cientistas e suas falas sobre o assunto, mas vou citar à mim mesmo.

Ouvir é natural. Escutar é encarnar. E isso não significa que seja o oposto de natural. O que é natural está ligado diretamente ao que é da vida. O que é da vida segue o fluxo do Agora pelos sentidos.
O ato de escutar reside numa atitude serena e firme que te põe em sintonia com sua própria natureza cósmica e, ao mesmo tempo, humana.

Praticar serenidade e firmeza nos afina com o ritmo do universo. A Provisão. Por favor, entenda isso literalmente.

Mas o que encarna?
O que encarna é o Eu.

Mas tenho medo, o que fazer?
Pede pra que A Grande Mãe se assenhore de seus potenciais,  anímicos, "se assenhore   do meu pensamento, de meu olhar, da minha  respiração, dos meus gestos, do meu caminhar, pois estou perdido, estou confuso.
Com Sua Presença em mim, torno-me testemunha de seus sinais na vida.

E depois de passado o medo? Em quem acreditar?
Somente vencerás o medo se crerdes em Si Mesmo. No entanto, o ato de entrega devolve a pessoa ao trilho da missão que veio realizar na Terra.

Paulo Coelho no livro MAKTUB expõe um conto do nascimento de um príncipe abençoado por três fadas e amaldiçoado por uma bruxa que sentiu-se irada por não ter sido convidada para a o evento. 
A bruxa rogou inúmeros talentos ao príncipe, vindo a se tornar   muito habilidoso em todas as ciências. Dessa forma nunca  cumpriria sua missão na Terra, sendo assim aprisionado na roda da  vida.

Parece que fomos educados exatamente assim, não?
Não perca seu tempo, "siga com o coração" é bola da vez. O coração dita  o ritmo quando afinado às  forças superiores do ama-te a ti mesmo, do seja o firmamento, e do aquilo que desejo pra mim segue  na atitude serena e transforma o coletivo.

Se você não consegue ainda encarnar seu Eu Divino, seu Eu Superior, então o único e delicioso caminho é o da Auto Entrega. Deixa a Mãe guiar seu corpo e permaneça testemunha de Seus sinais. Quando estiver forte e lúcido suficiente, assuma o manche e seja o caminho. Encarne o Eu Superior, e viva o agora.

Um excelente agora nesta semana.

sábado, 7 de setembro de 2013

TAKE THE WATER TO THE MOUNTAIN



leve a água para a montanha
leve o rio para o mar
deixe o que está a parte disso ser salvo
longa caminhada é o que precisa ser

leve a água para a montanha
deixe seu corpo calmo e ereto
deixe cair as couraças de seu ombros
lidere seu corpo pelos seus sonhos

leve água para a montanha
deixe o Sol brilhar o que é sombra
seus desejos, cada movimento
deixe a água fluir em suas terras

leve a água para a montanha
deixe de lado a dúvida de morrer ou amar
traga a natureza no seu cantil
deixe a Mãe conhecer você

leva a água para a montanha
deixe o candelabro se acender novamente
dentro d'agua e na montanha
sagrado Rio
sagrada Árvore

poema musicado por Jon Anderson
traduzido e tb modificado por André Tannus às 14:37:49

domingo, 17 de março de 2013

ASSIMETRIA CORPORAL E A ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA


Postscript* - Notei que este é um assunto pouco discutido pela maioria das pessoas. Então, devo comunicar que você leitor irá ingressar num assunto onde deverá carregar consigo a abertura para algo  inovador à respeito da saúde e da nutrição para o corpo. Falar sobre assimetrias é um dos assuntos  que envolve duas coisas primordiais: a primeira é  saber abrir-se para o novo, e a segunda é saber que é possível reverter doenças, ou reverter quadros clínicos de disfunção, em diversos níveis do corpo.
Enfim, dado  este preambulo, o texto.

As assimetrias são absolutamente necessárias e, por mais contraditório que pareçam, fundamentais.
O corpo todo é assimétrico. Os órgãos pares como pulmões e rins não são idênticos, a presença do coração em apenas um dos lados do tórax também marca uma diferença. Os órgãos na cavidade abdominal não dividem espaços de forma simétrica. Os membros assim como a fronte e o dorso do corpo humano são distintos. 
A analogia entre grandes articulações denota um paradoxo dos contrários. A analogia dos contrários é um paradoxo da natureza humana e também cósmica. No universo o movimento estelar é analogo ao movimento das articulações. No Tai Chi Chuan, para cada articulação uma estrela no céu! Este pensamento está em diversas medicinas ancestrais. Encontramos nos selos maias, na reflexologia descrita Por Mantak Chia no livro Aweking healing trought the Tao, ed Pensamento. 
O olhar clínico de um fisioterapeuta para a postura deve considerar o movimento interno dos órgãos, vísceras, e outras estruturas e sistemas, tendo em vista seus deslocamentos e torções, rotações e compressões, expansões e achatamentos, retrações e encurtamentos, distensões e hipertrofias, para depois determinar as artroses e as instabilidades musculares. 

A postura da coluna vertebral depende da musculatura anti gravitacional, da respiração (entrada e saída, inspirações e expirações, contração e expansão, relaxamento e expulsão) onde a avaliação postural pelo fio de prumo fica mais completa quando levada em consideração a leitura e a "auscuta" dos relatos do paciente (sinais e sintomas) para compor uma anamnese. A anamnese é fundamental para o sucesso do tratamento quando realizada sessão após sessão e anotada em prontuário. Cada detalhe é relevante para cura, seja do ponto de vista psíquico e emocional, seja no sintoma do corpo. Tudo isso é postural.

A maioria dos sintomas de tensão muscular e dor localizada em determinadas áreas do nosso corpo decorrem não somente da má distribuição do peso durante as ações físicas cotidianas, mas também do resultado dinâmico direto das assimetrias do corpo. Isso significa que as emoções deformam o corpo e seu interior. Considere o interior também postural - corpo - respiração - cérebro.

"Uma abordagem moderna orientada  por um objetivo que se concentra em alcançar resultados duradouros"
Assim, a fisioterapia da postura, reconhece essa característica própria do organismo humano em se deformar e se reequilibrar,  não possui pretensão alguma em "controlar" as assimetrias de origem gestual ou postural, mas de observar, se abrir e tratar. Este é um equívoco comum nos dias de hoje. O tratamento deve respeitar o tempo de cada pessoa com disfunção. 
Chama-se então de pessoa com disfunção aquela que está sujeita a um maior gasto de energia, gerando substancias nocivas no sangue fruto do "lixo tóxico" deixado pelo desequilíbrio dos hormônios  e excesso de catabolitos e radicais livres.
Com exercícios posturais e autocuidados específicos uma pessoa com disfunção é capaz de conquistar, pelos deslocamentos espaciais terapêuticos, a  cura dos movimentos posturais.
Disfunções como diabetes, hipertensão, osteoporose, insônia, obesidade, os desequilíbrios emocionais como a síndrome do pânico e os efeitos da menopausa e andropausa.
Entendo que este é um assunto pouco conhecido, e sua linguagem também. Paramos por uns instantes. Respiremos. "Quando se respira não se fala. Falar é inteiramente diferente de Respirar." Estas são as palavras do psiquiatra, e fisiologista autodidata, Ângelo Gayarsa.
Quando respiramos, faz-se o processo inverso. Respirar é expandir e encolher. Durante a fala há somente contração no encolhimento do tórax. Ninguém fala puxando o ar!

A melhora da postura e o desaparecimennto da dor depende de exercício diário da postura ereta e movimentos terapêuticos por pelo menos 15 minutos, além da caminhada de 30 minutos. E mais algumas outras coisas como aquilo que ainda é refratário no conhecimento popular; aquilo que fora intitulado no meio científico como movimento psicossomático difere do movimento psicofísico praticado no Yoga de Patanjali. Há também por este caminho, o estudo das condições psicobiossociais, onde estudos endócrino-posturais têm ligação direta com os hábitos culturais; sem deixar de levar em consideração os estudos referentes ao nível de lucidez da consciência dentro de um corpo.


Portanto, com já foi dito, é insuficiente controlar as assimentrias,  haja vista somos mais do que nossos traumas psíquicos e defeitos posturais. Somos seres capazes de ouvir os desequilíbrios do corpo, transmutar a atitude, e sobretudo tornar-se lúcido das causas dos desequilibrios dentro si para realizar a troca com o coletivo.


(Palavras minhas, inspiradas em Cristiane Paoli Quito, querida amiga, mãe de todos nós.)

*Postscript - a tradução está no wikipedia. Usei o termo aqui para mostrar a possível relação de uma linguagem comum entre os seres humanos e a programação.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

COMER OU SE ALIMENTAR?

Engraçado como a vida nos coloca desafios para serem vividos, e desta forma imprime ao corpo mais resistência.

O acúmulo de gordura nos tecidos são formados em grande parte pela presença de vários tipos de adrenalina no sangue.

Os rins, que filtram o sangue, deveriam recuperar esta adrenalina junto a um sistema endócrino que inclui o fígado, baço, supra renais, hipotálamo e a hipófise. Sem contar com outros delicados sistemas que medem o estado psíquico contraindo artérias, o coração, a respiração e os músculos da mandíbula. Enfim, são uma série de funções em conjectura com o meio ambiente.

Tudo isso, somado aos hábitos alimentares, a pessoa que possui o hábito de mastigar rápido levando a comida para dentro do esôfago em pedaços grandes, estará literalmente comendo. A pessoa que mastiga com mais precisão, consegue desenvolver a produção de inúmeras substâncias digestivas para a formação daquilo que se conhece cientificamente como bolo alimentar.

A Alimentação depende de consciência. O ato de comer independe de consciência, é um hábito automático.
Pois bem, a proporção que se "come" o organismo não disponibiliza as substâncias para a formação do bolo alimentar. Mas o que realmente é intrigante, é o fato de tais substâncias terem sido produzidas e não liberadas para a disgestão do alimento nos tubos digestivos. Essas substâncias ficam aprisionadas nos tecidos, caracteristica da formação do inchaço crônico de substâncias digestivas no sistêma linfático, o que se somará a produção de gordura do estresse e, consequentemente, a obesidade.

Aquele que se aimenta corretamente, e entenda corretamente como entendendo os processos da mastigação, esta pessoa começa a dar ao corpo a saúde apropriada para a cura de diversas disfunções, incluindo as disfunções de postura.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ARTRITE REUMATÓIDE - FATOR SANGUÍNEO OU ERRO DE DIAGNÓSTICO?

Pacientes com diagnóstico de artrite reumatóide podem estar sofrendo de outra disfunção.

Quando não há a confirmação pelo exame da presença no sangue do fator reumatóide não se pode nomear a doença como sendo artrite reumatóide mesmo quando as dores são nos mesmos lugares da avaliação.

Este quadro de dor generalizado que atinge fusos musculares e articulações pode ter fundo de causa na respiração bucal.

O respirador bucal é o indivíduo que perde o tônus postural levando o corpo a gastar mais energia com outras funções mui vitais para o cérebro.

O cérebro é a prioridade quando uma disfunção como esta se instala. As dores ocorrem por falencia das funções organicas na tentativa de restabelecer as funções musculares.

A má respiração e a posição corcunda denunciam uma condição que vai além da postura do corpo. A postura mental e os desequilíbrios emocinais são fortes fatores de desequilíbrios sistêmicos e perda de função.

Não há tratamento mais adequado que a fisioterapia das dinfunções mandíbulo-crânio posturais. Disso tenho convicção e bases científicas. E mais, práxis para reverter este quadro de disfunção. No entanto, pessoas com esse quadro clínico possuem uma psiquê propícia a permanecer neste estado de disfunção. Como um ato de auto flagelação ou baixo auto estima com outros elementos de depressão e culpa, segundo relatos.

A necessidade de sentir-se em estado de sofrimento parece ser um mérito alcançado justificado pelo sucesso material.
A pressa, a ansiedade, o medo e a ambição contaminam estas pessoas que justificam esta atitude com as dificuldades que enfrentaram na vida e tb associam ao sucesso material que atingiram em detrimento ao pouco sucesso que tiveram seus antepassados.

Se até ali este modus operandi serviu de alavanca para o sucesso financeiro, pode ter certeza que agora se tornou um entrave. Reverter este processo depende muito mais da lucidez do paciente do que qualquer tratamento físico ou medicamentoso.

CIBORGUE POSTURAL

O ciborgue é uma máquina hidráulica usada por mecânicos de automóveis para desentortar os eixos das rodas de um carro acometido por sucessivos solavancos de buracos da pista. 

Não é raro um paciente chegar torto para esquerda com a bacia elevada só de um lado.
Este é um sintoma comum de uma disfunção de coluna conhecida como hérna de disco.

A hernia de disco é uma disfunção muito comum em pessoas acima dos trinta anos. Pode ser causada por estresse físíco, psíquico ou emocinal, sobrepeso, abdomem globoso (na gíria conheciodo como panceps!), falta de sono e sedentarismo, impacto ou acidente.

O paciente R.C. chegou assim, torto precisando de um ciborgue!  Apesar de ser uma disfunção comum também em pessoas de meia idade, seu estado de saúde incluia outros fatores mais comuns em pessoas idosas.

Um homem de cinquenta anos apresentando um quadro clínico de pessoas vinte anos mais é preocupante.
O que leva uma pessoa a abandonar sua saúde desta maneira? Será que minha expertise poderia ajudá-lo a recuperar alguns anos de vida perdidos em hábitos abusivos de álcool, fumo e drogas lícitas?

A resposta veio ao conferir melhora na primeira sessão. Reequilibrar a postura não é nenhum segredo muito escondido. Um profissional bem preparado tem o potencial de devolver a função de uma postura mesmo quando ela permanece anos em má postura. A melhora da coluna fez o paciente fechar vinte sessões acreditando na terapeutica. O caso era saber se havia algum modo de despertar autoconhecimento e fortalecer a autoestima durante as sessões de fisioterapia postural haja vista a crise de coluna ser em parte causada pelos hábitos de degradação do corpo.

Este desafio tem sido muito estimulante e espero compartilhar em outros posts por aqui.

Dúvidas em relação a como prolongar sua saúde: Consulte antes um fisioterapeuta postural!

A FISIOTERAPIA TRATA, A NATUREZA CURA.

O paciente I.C. faz prevenções semanalmente contra dores e disfunções de coluna há pelo menos três anos comigo, no meu consultório. Acima da meia idade, o paciente I.C. entrou esta semana em contato por telefone para desmarcar a sessão pois estava se sentido mal, com cólica renal bilateral.

Aprofundando a conversa, o convenci de vir à sessão tratando sua condição de modo apropriado e não convencional. O tratamento segue com terapia manual, massagens e alongamentos para ampliação das articulaçãoes e diminuição das artroses, exercícios posturais com respiração, ora ativa, ora passiva e outras técnicas e conhecimentos da fitoterapia, do-in, considerando o tempo extendido na sessão.

Ao chegar no consultório, o paciente apresentou um diagnóstico médico de cólica renal por estresse. Esta foi sua segunda ocorrência em menos de dois anos. Na primeira havia sido levado ao hospital e internado por uma semana, mais 15 dias de recuperação medicamentosa em casa, deitado na cama. 

Por melhor que fosse suas intensões de auto cuidado de se propor a vir às sessões, o paciente cultivava o hábito sedentário em casa, e sua coluna estava fragilizada apresentando o sintoma da lombalgia e posição antálgia de tronco arqueado para frente, causado por ambos motivos - a dor espamódica da cólica e a dor da musculatura fragilizada, além de apresentar os intestinos constipados. Sabe-se que as sessões não superam a necessiade do corpo de se exercictar diariamente. Difícil o paciente que se atenta para isso. Mas a dor assombrou o paciente, dando mais insegurança de realizá-los em casa. 


Pessoas com disfunção, normalmente são um tanto refratários em adotar um grupo de práticas diárias de exercícios posturais, até o apareciemto de uma crise de dor intensa. A crise é realmente a melhor hora e se iniciar um tratamento.

O tratamento

Meus estudos referentes às bases fisiológicas da terapia manual levou ao desaparecimento quase que imediato da crise de coluna. A cólica foi desaparecendo gradualmente ao longos de dois dias, e medicada com três ervas medicinais em infusão: a cavalinha, a tanchagem e o funcho. A indicação da cavalinha e da tanchagem é conhecida popularmente para a cólica renal. O funcho fora acrescido pelo relato do paciente de ter sofrido no fim de semana com diarréia, e na consulta já se encontrava em constipação e formação de gases. 

O que popularmente pouco se sabe é que a constipação e os gases presos nos intestinos favorecem ainda mais a dor e o provável aparecimento de disfunções de coluna. 

Mais um caso solucionado, pouco associado ao fisioterapeuta. Isso só comprova que cada vez mais o fisioterapeuta começa a se destacar como profissional da saúde de primeiro contato. O fisioterapeuta detém connhecimentos médicos fisioterapeuticos e competência para aplicá-los. 

O conhecimento do fisioterapeuta postural está em saber lidar com as forças da natureza, principalmente com a força da gravidade que, quando trabalhada no corpo, devolve a função. Na respiração, o movimento. E quando sentida no cérebro, a reverção da doença.




quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

FISIOTERAPIA POSTURAL E AS LEIS DA FÍSICA COMNTEMPORÂNEA

Todos nós somos regidos pelas leis da física. A principal força que exerce grande poder sobre nossa saúde é a força da gravidadde.

Presente também dentro do nosso corpo, a força da gravidade possibilita além da atração dos corpos, o movimento do corpo no espaço em determinado tempo.

Para isso a massa do corpo deve respeitar proporções vitais de funcionamento para que exista a posição bípede saudável.

O centro de gravidade do corpo se estabelece na bacia, na altura das vértebras sacrais S1 e S2. Exercícios posturais que respeitem esta anatomo-fisiologia são capazes de curar uma hernia e disco, uma má circulação, uma disfunção postural.

Em contra partida, estas vértebras que são a base bípede para a sustentação da cabeça e do tronco permitem o movimento do pendular do tronco e da cabeça, indo contra todas as leis conhecidas da física!

O ser humano; é impossível sua existência. Um bípede, dotado de córtex desenvolvido e polegar opositor, não poderia existir sem que o centro de gravidade fosse alí presente. 

Este centro de gravidade está em alinhamento com dois outros centros: o centro do planeta Terra que nos dá toda a forma do caminhar, do existir, do cominucar, do expressar, e etc, e o centro de gravidade solar, que nos dá a energia vital da respiração e da elevação do crânio.
Estas forças magnéticas estão dentro e fora do corpo físico o que me força a citar o que Hermes trismegistro disse: Aquilo que está em cima encontra o que esta em baixo, no milagre de uma só coisa.

Quando pratico exercícios posturais inicio e termino a prática sentindo estes eixos gravitacionais em meu corpo, em minha respiração.

Isso parece me alcamar e estabelecer uma conexão original onde todos os problemas emocionais e mentais, físicos e sociais têm solução.

Em prática poderá me levar a algo que muito de nós acreditamos ser impossível. Mudar o mundo doentio para um mundo de pessoas sãs. Afinal, impossível mesmo é a vida como hoje a conhecemos. O que mais será impossível fazer? Vivo o impossível. 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PARE UM POUCO PRA PENSAR...

A sua e a minha cadeia de DNA é a ligação direta com o cósmos. Foi feito um experimento da retirada dos quatro elementos que compõe a chamada cadeia genética. Adenina, Citosina, Guanina, Tamina. A retirada destes elementos por um processo quantico provocou um resultado pouco esperado.

Sabe-se que o átomo é a menor partícula e que praticamente é feito de vazio. Algumas mentes param por aqui. Os que puderem me acompanhar, acredito eu estarei a guiá-los um conhecimento restrito, mas que porém está presente no dia-a-dia.

A retirada dos elementos da cadeia de DNA e o conhecimento que se tinha sobre o átomo não foram suficientes para desvendar aquilo que estava por vir. Mesmo retirando os elementos da cadeia, os átomos continuavam a espiralar e brilhar no formato elicoidal característico da cadeia de DNA.

Cinetistas então deduziram que uma força vibracional deveria reger aquele movimento que dará origem ao ser humano e à vida.

Dá pra pensar nisso um pouquinho? Eu e você, e tudo a nossa volta está sendo gerido por um movimento de energia espiralada, onde a vibração sustenta a cadeia de DNA. Ou seja, a vibração que viaja pelo cósmos em tudo que há de vida.
E o eu? Dentro de mim consigo sentir a ligação cósmica disto?

Observar a si mesmo é a maior ato que qualquer um possa experimentar.  Conhecer isto é um fato que o sujeito só pode perceber em vida. Basta sentir e se entregar.