quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A FISIOTERAPIA NO MERCADO DE BEM ESTAR



Conhecida por acelerar a recuperação de feridos de guerra em 1945, a fisioterapia mostrou que é uma ciência médica holística e poderosa.
A reabilitação e o tratamento de pessoas com disfunções faz da fisioterapia uma ciência médica de reversão fisiológica da disfunção e da dor. Uma ação primária de tratamento que pode progredir para prevenção de outras disfunções haja vista uma ciência integral e global que devolve o empoderamento a pessoa de seus movimentos, reflexões e pausas.
Muito antes disso, em tempos imemoriais de civilizações antigas como os Sumérios e os Egípcios usavam os conhecimentos da natureza para reverter doenças de pessoas com disfunção. A fisioterapia trata, a natureza cura! Era um privilégio de pessoas que cultuavam o hábito do bem estar físico, emocional e mental, valorizando também ambientes próprios de bem estar na arquitetura e na tecnologia empregada numa prática de saúde preventiva.

Nos dias de hoje, a fisioterapia que antes era mais conhecida no desporto e tratamento de pacientes hospitalizados, com probidade holística de uma ciência médica valorosa volta a ocupar uma posição social elevada onde agências espaciais e governamentais utilizam dos conhecimentos e práticas da fisioterapia para atingir longevidade, saúde e bem estar.

Aqui em São Paulo, os paulistanos em sua grande maioria praticam exercícios posturais diversos. O yoga, a meditação e técnicas de relaxamento e concentração já chegaram em hospitais e institutos de pesquisas onde o fisioterapeuta é o profissional melhor preparado para acolher e aplicar tais técnicas.

O mapeamento e a monitorização do sono, cérebro, coração, pulmões, músculos e hábitos posturais com equipamentos de altíssima tecnologia eletrônica são exclusivos deste profissional que, ao mesmo tempo, afasta-se do capitalismo da área médica, entendendo que é uma doença social à ser curada.

A fisioterapeuta é um profissional da saúde de primeiro contato que possui diagnóstico e tratamento próprio.  Orienta, escuta, avalia e trata, também com ações ergonômico-posturais no dia-a-dia atribulado. Como sempre foi e sempre será, é a ciência do bem estar capaz de reorganizar o corpo, a respiração, o cérebro  e reequilibrar o organismo e os hábitos de saúde de uma pessoa tendo resultados diferentes da área ortopédica. A fisioterapia acredita e valida a longevidade e a possibilidade de romper com a crença de que o desgaste de articulações pode ser evitado e tratado sem cirurgia e sem tratamento medicamentoso, contanto que haja continuidade cotidiana da práxis de autocuidado com a postura.

A atual demanda por tratamentos de coluna e doenças globais elevam a profissão acima do que se conhece como preventiva, numa função terciária de tratamento e visão de longevidade, qualidade de vida e hábitos diários ou semanais de exercícios posturais gerais e mui específicos no cotidiano.

Para tal, a humanização é imprescindível para este profissional que busca a causa de doenças eliminando pela raiz o problema e devolvendo a pessoa com disfunção um contato mais aprimorado com o corpo. Para tal, o olhar biomecânico não é suficiente. A busca por conhecimentos em outras áreas aparentemente pouco associadas à área médica como a filosofia, sociologia e antropologia é de extremo valor para este profissional poder entender os conflitos culturais que se manifestam no gesto da postura.
Platão, em seu discurso sobre o mito da caverna disse: "na maioria as pessoas crescem e ficam satisfeitas com a visão que adquiriram das coisas e não gostam quando às forçam a pensar sobre elas, mas um dia alguém as faz pensar e a olhar para o outro lado. Na verdade isso é perceber que muitas de suas opiniões são de segunda mão e que certo modo não são suas próprias opniões. É doloroso pensar no por quê de suas crenças ou origem de suas crenças."
Resultados da prática de consultório pela anamnese, a dor pode estar vinculada à velhas crenças e a disfunção à velhos hábitos anacrônicos da tradição familiar. Até hábitos alimentares entram nesta avaliação. Refletir à respeito pode ser de grande valia na recuperação holística para a ampliação da saúde e, não obstante a transformação de uma sociedade profícua em ideais holísticos na prática médica como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário