domingo, 29 de abril de 2012

QUANDO A VIDA PEDE NOVOS HÁBITOS

É sempre mais fácil incluir um hábito novo e correto em nosso sistema neuro muscular do que excluir um incorreto. 


Todos sentimos a necessidade de parar de vez em quando, de sentir apenas que existimos. 


Se nesses momentos não paramos, o nosso corpo  encarrega-se de fazê-lo por nós. 


Às vezes, é preciso parar e redescobrir a serenidade, o prazer simplesmente de ser.


Por exemplo, quando estamos vindo de um ritmo  intenso de trabalho e sobrecarga de estresse onde o sono e a alimentação acontece sem o devido cuidado e atenção, um resfriado e a queda de imunidade acontecem como uma medida de emergência do organismo para fazê-lo parar e permitir tempo para o repouso.


Quando uma simples pausa poderia reverte o estresse do dia. Brincar com a saúde assim é o mesmo que acabar com o potencial de auto ajuste do organismo. Isso significa uma velhice precoce.


Com hábitos posturais a mesma coisa acontece. 
Ganhar um hábito postural depende basicamente do espreguiçamento. Então qualquer um pode fazer. Certo? Errado. 
Grande parte da pessoas que somatizam dores, acabam perdendo o poder de se espreguiçar. Neste caso precisam de preliminares, de certos ajustes para voltar a atividade física e, ao mesmo tempo, acabar com as dores crônicas de coluna.


Na maior parte dos casos é mais efetivo acrescentar uma prática nova ou uma atenção especial para a alimentação, ou inserir um exercício respiratório antes de dormir, do que mexer com os hábitos já consagrados do dia-a-dia. E o efeito positivo dessa incorporação de hábitos, na qual encontra a saúde do organismo, produz resultados positivos, além de levantar a autoestima porque a pessoa não se coloca em situação de deixar de fazer algo que já faz parte do modus operandi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário