domingo, 24 de abril de 2011

JOGO DE LUZ E SOMBRA

Eu e um grande amigo, o arquiteto e designer Luciano Deviá temos o delicioso costume de travar assuntos ligando saúde e arquitetutra. Numa dessas longas conversas procuramos os diversos fatores na arquitetura que trabalhe os sentidos de maneira a promover saúde. 


A luz do Sol é mal aproveitada. E a iluminação que usamos em nossas casas, cidades, ruas, praças, etc., é mal posicionada para nossos olhos operarem com saúde. 
A luz bem posicionada seria como colirio para os olhos, um elixir que nossa sociedade está ainda por aprender. Os olhos enxergam melhor no contraste de luz e sombra. A exposição dos olhos à luz  mal posicionada estoura excessivamente a visão e causa uma série de desequilíbrios que influem diretamente na postura e no humor.


Imagine-se sentado observando a luz que entra pela janela. Você enxerga os raios do sol descendo ao chão com a poeirinha do ar flutuando e resolve passar as mãos neste volume de luz. Sua visão está clara e nítida sendo possível enxergar os feixes de luz. 

Se você resolver olhar diretamente nos raios do Sol, olhando em direção a ele, a visão ficaria cega pelo tempo de exposição à luz, tamanha claridade. Aí está o modo com que usamos a luz no dia-a-dia. A vista cansa de tanta luz e acaba adoecendo.
O telescópio espacial só consegue enxergar por que varia na sua lente a visão de luz e sombra e de freqüência de onda luminosa.

Como sempre há de acontecer entre eu e meu amigo arquiteto, a conversa se prolongou e ele, estudioso sobre templos antigos escavados em pedra, me disse que a melhor forma de se obter numa construção este efeito saudável de luz e sombra é construir abaixo da superfície terrestre.


Enxerga-se melhor debaixo do nível da terra. Este tipo de construção proporciona mais incidência de raios de luz o que produz certas sombras que acalmam os olhos fazendo-os funcionar melhor. 


No jogo de luz e sombra se aprimora a visão porque ela descansa enquanto vê. E é um efeito que se estende aos outros sentidos e órgãos do corpo. O corpo estando nestas condições respira enquanto ouve e acalma enquanto pensa porque não não está exposto a sobrecarga de sentidos. Disso só pode haver uma postura equilibrada porque o ambiente é o primeiro degrau  para o bem-estar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário