quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A CURIOSA VISÃO SOBRE POSTURA QUE PODE MANTER A SAÚDE DO CORPO.


Postura é tudo. E tudo é postura.
Se existe algo sem postura
Este algo é a propria postura.
                                  Ft. Dedé.

O estudo da postura no mundo vem tomando forma e pouco a pouco conquistando novos espaços nos centros urbanos. A necessidade de se aprender a ter uma coluna ereta faz o cidadão procurar meios de aprender movimentos que a princípio servem para saber lidar com o encomodo e o desconforto da dor.

Importante ressaltar que dentre os estudos de postura realizados em inúmeros e diversos locais e grupos de pessoas deste planeta, é de comum acordo que o pensamento interfere no movimento. 

A postura de um corpo reproduz os pensamentos. O pensamento cria a resistencia nos músculos lisos de tônus da postura para a fixação anti gravitacional, e para que se realize o movimento voluntário. Este tonus em "musclinhos" firmes e fortes transmitem o pensamento gestual da pelve, tronco, pescoço e cabeça.

Outra coisa que deve ser conhecida é saber como regular seu ciclo do sono. Baita postura esta. Tudo bem, não vou deixar o leitor sem conteúdo. O estudo analisa por aparelhos sensiveis modos de uso ou funcionamento de um cérebro em atividade. Esta atividade cria o caráter de uma pessoa (leia caráter como caracteristica individual) O caráter ou carecterística de uma pessoa possue aanalogia direta com os quatro modos cognitivos destinados à quatro àreas cerebrais de maior atividade cognitiva. Num certo horário do dia cada modo cognitivo têm um pico de energia metabólica chamado pico cognitivo dos impulsos cerebrais. 
Isso significa que a estrutura física, biológica difere em quatro tipos de metabolismos. Lembrar que são características e não tendências. Estes modos cognitivos são condutor, adaptadivo, estimulador e perceptivo e cada um possui seu ciclo de sono e vigília.

Condutor - dorme com sono. 
Além de oito horas por dia de sono pode cochilar uma hora num período qualquer do dia tendo assim seu pico cognitivo máximo por todo o período de vigilia.

Adaptativo - dorme 3h acorda ao 12h. 
Pessoa de hábitos noturnos tem seu pico cognitivo das 00h às 3h

Estimulador - dorme 22h acorda 7h.
Pico cognitivo às 15h

Perceptivo - dorme 21h acorda 6:30h. 
Pico cognitivo 9h

O bípede sofre os efeitos da gravidade sobre as atividades de uma ergonomia cotidiana que ameassa a saúde do corpo e os sentidos. A postura segue o pensamento, e segue também o paradigma social local e, dependendo das condições de vida do cidadão tensões posturais aparecem por todo o corpo como sintomas que  traduzem uma dor da mente em uma dor ou uma disfunção no corpo e na maioria das vezes uma dor física mesmo por baixas condição de sobrevivência. Saber lidar com sua própria postura é uma urgência na retomada da saúde em todos os níveis de consciência. Processo este que difere para cada pessoa individualmente.

Erguer a coluna e respirar profundo depende de você diariamente mexer seu corpo abrir o peito e ganhar musculos.  Algumas sugestões de hábitos de saúde da postura.

Espreguiçar e Suspirar

Estique-se espreguice ao inspirar.
Solte o ar duma vez! E relaxe todos os músculos.
De vez em quando crie o hábito de soltar ar com força dos músculos encolhendo barriga e abrindo o peito.
Inclua este método de respiração nos seus exercícios diários.

Mais alguns...
- Crie um ambiente relaxante e limpo. Habitue-se a praticar todos os dias de algum exercício que goste.
- Use roupas que deixem livres de tensões as cinturas, busto, do estomago e das ancas.
- Prepare o quarto para descansar. Crie ventilação confortável durante o sono.
- pratique meditação, respiração, relaxamentos ou algo que te faça entrar em ondas mentais alpha ou pré sono por no mínimo cinco minutos. 
- Crie afinidade com sua cozinha. Descubra em seus alimentos a gordura perfeita para sua digestão. Os alimentos produzem um efeito de jovialidade na pele e os elixires e bebidas que incluem alcoólicas criam uma circunstância de longevidade das células. 
Tome àgua com oxigênio livre reduzido.

A fisioterapia trata e a natureza cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário