sábado, 14 de abril de 2012

OUTROS NOVOS HÁBITOS COM RELAÇÃO DIRETA NA PRODUTIVIDADE.

A Linha de produtos ErgoBench surge para facilitar a vida cotidiana de pessoas com ou sem disfunção da postura. Bom é prevenir, melhor é cuidar de si mesmo.

O corpo precisa de reequilíbrio constante baseado em práticas diárias, com a correta ergonomia.   Este hábito, não se aprende só dentro de uma empresa, mas no conforto do seu próprio lar.

Padrões corporais que levam a disfunções como as crises de coluna, dores nas costas, ombros, joelhos, hipertensão, diabetes, abdome globoso, dentre outras pouco associadas à fisioterapia como bruxismo, incontinência urinária, inflamações nervosas e insônia; têm sua origem além da genética, nos hábitos do dia-a-dia e na falta de um ambiente que considere as necessidades posturais do organismo.

Tomar um banho e se alongar quando se está cansado ao invés de assistir televisão.
Beber água em jejum, não ingerir nenhum tipo de líquido durante a refeição. Usar menos açucares durante o dia e mais óleos e carboidratos derivados de sementes e frutas secas.
Observar e otimizar a respiração. Reservar um momento do dia para atividade física. Atentar para o modo como se senta, levanta e caminha.
Investir em móveis e aparelhos que vão ao encontro as urgências do corpo.
Enfim, existe uma infinidade de práticas que podem ser incorporadas, sem necessariamente modificar os hábitos já consagrados característicos de cada família.

O fisioterapeuta postural hoje é o profissional mais qualificado para orientação e tratamento desse quadro clínico da sociedade atual. Práticas de auto cuidado posturais associado ao uso de produtos ergonômicos tem transformado a saúde de um maior número de pessoas.

Partindo de um simples espreguiçar à orientações ergonômicas no dia-a-dia, a FRP - fisioterapia de reequilíbrio postural  é uma técnica que viabiliza o retorno da função de todo o corpo, dá suporte a estabilidade emocional nos trabalhos com a respiração e melhora da circulação cerebral e postural tanto com o auxílio dos produtos ErgoBench quanto com os exercícios gerais e personalizados.

Estudos da RecTec, empresa norte americana detentora dos estudos da fisioterapia e da engenharia da NASA e da ESA, tem realizado congressos de saúde voltado às pessoas com disfunção naquele país, que possui um índice altíssimo de obesidade mórbida.

Estes estudos chegam aos fisioterapeutas brasileiros como um documento que valida a atuação da fisioterapia postural como catalizadora de práticas reais de auto cuidado com a saúde. O que é chamado de Síndrome da Disfunção por Baixa Energia nada mais é do que efeitos deletérios causados pelo sedentarismo, estresse mal administrado e falta de hábitos de auto cuidado com a postura.

Aqueles que já aderiram aos novos hábitos posturais dentro de casa podem incorporá-los também no ambiente de trabalho. Talvez um ambiente ergonomicamente pensado dentro da empresa possa vir a enriquecer ainda mais o trabalho preventivo que é sinônimo de maior produtividade. Até que isso se concretize as pessoa devem ter como porto seguro o seu lar e sua intimidade preservadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário