terça-feira, 3 de maio de 2011

O HÁBITO DE SABER SE CUIDAR


Por que falar de hábitos saudáveis? Já é de conhecimento popular o tratamento e prevenção contra a obesidade. Hoje os cuidados com a postura têm dominado o cenário haja vista 64% da população paulistana sofre da má postura e de seus efeitos na saúde.

Também o cuidado com a dieta ingerindo menos gorduras saturadas e mais grãos, sementes. Os cuidados de prevenção contra os efeitos dos raios do Sol na pele; o hábito de beber pelo menos 2,5l de água por dia; caminhadas e exercícios posturais; encontrar momentos de diversão, mesmo que sucintos; perceber quando o corpo pede para dormir e dormir; perceber quando o corpo pede para ir ao banheiro, e ir; e o mais polêminco de todos esquecer da combinação cigarro e bebida.
Beber pode ser um hábito saudável? E fumar?


Ao longos dos anos tenho percebido que válvulas de escapes como a bebida e o fumo são armadilhas. No entanto o radicalismo também o é. Mas a perigosa combinação do cigarro com o álcool leva a doenças graves, fatais, precocemente.

Hábitos realmente saudáveis são aqueles que ampliam as percepções de se estar vivo. Respirar profundo é um excelente e simples exemplo. Técnicas de Chi Kung, relaxamento, relaxação, massagem e meditação são outros hábitos pouco incorporados no dia-a-dia mas que agora começam a ganhar corpo no dia-a-dia das pessoas.
 
Práticas que zelam pelo bem estar pertencerem a um patamar mais alto da consciência do funcionamento de si mesmo como por exemplo os intitulados esportes radicais.
No entanto o que vemos acontecer neste mercado do bem estar é uma negligência e uma miscelânea de serviços que oscilam entre estética e vício de exercícios repetitivos que pouco agregam valores reais à saúde.
 
A decisão em tomar as rédeas da vida no caminho real do bem estar está em conhecer os limites do corpo, do cérebro e da respiração para estabelecer contato com aquilo que se sente daquilo que se passa no entorno, de verdade, de forma lúcida e constante, ou seja para toda a vida.
E lembre-se quando tiver dúvida em como conduzir sua prática pessoal: Consulte antes um fisioterapeuta postural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário