domingo, 20 de março de 2011

INTERAÇÕES SISTÊMICAS SUTIS E INTELIGÊNCIA POSTURAL

No estudo da ciência yogue, os chamados canais de prana circulam por dentro e por fora da pele e são o fundamento da saúde no corpo e na mente. 


Sensíveis às fontes de vida como o Sol e o núcleo da Terra, respondem também com uma sensibilidade à  inteligência postural de cada corpo. 


A ciência chinesa chama estes canais de meridianos. Na índia e no Tibet de NADIS.


A Pele é um órgão visível e palpável,  sensivel às alterações de circulação do prana. Ela possui uma ligação direta com o tronco encefálico desde a fase embrionária do ectoderma. Esta interação sutil e material ao mesmo tempo, faz da pele o principal órgão de comunicação entre os canais de prana e o sistema nervoso. 


Tanto o tronco encefálico quanto a pele são sensíveis à nutrição pela respiração natural. Os canais de prana funcionam melhor na respiração natural. Este assunto é tão longo que levariam alguns anos de estudo sobre anatomia sutil para alguma compreensão. 


O sistema cardio-vascular e cardio-respiratório comunicam ao cérebro o estado da pele, e a pele reflete a saúde dos órgãos internos. Um intrincado sistema que coloca o ato de respirar como um instrumento perfeito de comunicação entre o estado emocional, a saúde postural e o desenvolvimento intelectual, tanto do indivíduo como do meio em que se está inserido.


Não obstante as aparentes incongruências de cada linha de estudo médico ou filosófico, há uma certeza biológica de que o ser humano reabastece suas energias de outras formas além da ingestão de alimentos, como por exemplo a fé.


Pensamos e intuímos, e graças ao corpo e a respiração temos a ação. Aliás acredito que este é o propósito de estarmos vivos. Talvez esta seja uma das maiores verdades:
Somos e existimos para agir. E a ação nos mostra quem somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário