quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ARTRITE REUMATÓIDE - FATOR SANGUÍNEO OU ERRO DE DIAGNÓSTICO?

Pacientes com diagnóstico de artrite reumatóide podem estar sofrendo de outra disfunção.

Quando não há a confirmação pelo exame da presença no sangue do fator reumatóide não se pode nomear a doença como sendo artrite reumatóide mesmo quando as dores são nos mesmos lugares da avaliação.

Este quadro de dor generalizado que atinge fusos musculares e articulações pode ter fundo de causa na respiração bucal.

O respirador bucal é o indivíduo que perde o tônus postural levando o corpo a gastar mais energia com outras funções mui vitais para o cérebro.

O cérebro é a prioridade quando uma disfunção como esta se instala. As dores ocorrem por falencia das funções organicas na tentativa de restabelecer as funções musculares.

A má respiração e a posição corcunda denunciam uma condição que vai além da postura do corpo. A postura mental e os desequilíbrios emocinais são fortes fatores de desequilíbrios sistêmicos e perda de função.

Não há tratamento mais adequado que a fisioterapia das dinfunções mandíbulo-crânio posturais. Disso tenho convicção e bases científicas. E mais, práxis para reverter este quadro de disfunção. No entanto, pessoas com esse quadro clínico possuem uma psiquê propícia a permanecer neste estado de disfunção. Como um ato de auto flagelação ou baixo auto estima com outros elementos de depressão e culpa, segundo relatos.

A necessidade de sentir-se em estado de sofrimento parece ser um mérito alcançado justificado pelo sucesso material.
A pressa, a ansiedade, o medo e a ambição contaminam estas pessoas que justificam esta atitude com as dificuldades que enfrentaram na vida e tb associam ao sucesso material que atingiram em detrimento ao pouco sucesso que tiveram seus antepassados.

Se até ali este modus operandi serviu de alavanca para o sucesso financeiro, pode ter certeza que agora se tornou um entrave. Reverter este processo depende muito mais da lucidez do paciente do que qualquer tratamento físico ou medicamentoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário