quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A FISIOTERAPIA TRATA, A NATUREZA CURA.

O paciente I.C. faz prevenções semanalmente contra dores e disfunções de coluna há pelo menos três anos comigo, no meu consultório. Acima da meia idade, o paciente I.C. entrou esta semana em contato por telefone para desmarcar a sessão pois estava se sentido mal, com cólica renal bilateral.

Aprofundando a conversa, o convenci de vir à sessão tratando sua condição de modo apropriado e não convencional. O tratamento segue com terapia manual, massagens e alongamentos para ampliação das articulaçãoes e diminuição das artroses, exercícios posturais com respiração, ora ativa, ora passiva e outras técnicas e conhecimentos da fitoterapia, do-in, considerando o tempo extendido na sessão.

Ao chegar no consultório, o paciente apresentou um diagnóstico médico de cólica renal por estresse. Esta foi sua segunda ocorrência em menos de dois anos. Na primeira havia sido levado ao hospital e internado por uma semana, mais 15 dias de recuperação medicamentosa em casa, deitado na cama. 

Por melhor que fosse suas intensões de auto cuidado de se propor a vir às sessões, o paciente cultivava o hábito sedentário em casa, e sua coluna estava fragilizada apresentando o sintoma da lombalgia e posição antálgia de tronco arqueado para frente, causado por ambos motivos - a dor espamódica da cólica e a dor da musculatura fragilizada, além de apresentar os intestinos constipados. Sabe-se que as sessões não superam a necessiade do corpo de se exercictar diariamente. Difícil o paciente que se atenta para isso. Mas a dor assombrou o paciente, dando mais insegurança de realizá-los em casa. 


Pessoas com disfunção, normalmente são um tanto refratários em adotar um grupo de práticas diárias de exercícios posturais, até o apareciemto de uma crise de dor intensa. A crise é realmente a melhor hora e se iniciar um tratamento.

O tratamento

Meus estudos referentes às bases fisiológicas da terapia manual levou ao desaparecimento quase que imediato da crise de coluna. A cólica foi desaparecendo gradualmente ao longos de dois dias, e medicada com três ervas medicinais em infusão: a cavalinha, a tanchagem e o funcho. A indicação da cavalinha e da tanchagem é conhecida popularmente para a cólica renal. O funcho fora acrescido pelo relato do paciente de ter sofrido no fim de semana com diarréia, e na consulta já se encontrava em constipação e formação de gases. 

O que popularmente pouco se sabe é que a constipação e os gases presos nos intestinos favorecem ainda mais a dor e o provável aparecimento de disfunções de coluna. 

Mais um caso solucionado, pouco associado ao fisioterapeuta. Isso só comprova que cada vez mais o fisioterapeuta começa a se destacar como profissional da saúde de primeiro contato. O fisioterapeuta detém connhecimentos médicos fisioterapeuticos e competência para aplicá-los. 

O conhecimento do fisioterapeuta postural está em saber lidar com as forças da natureza, principalmente com a força da gravidade que, quando trabalhada no corpo, devolve a função. Na respiração, o movimento. E quando sentida no cérebro, a reverção da doença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário