segunda-feira, 9 de abril de 2012

FISIOTERAPIA E MEDITAÇÃO


A reação bio eletro química do cérebro, resultante de pensamentos capazes de alterar o estado de lucidez, chama-se emoção. Ele, ou ela, a emoção, se expressa no corpo, da pele aos ossos. A emoção está dentro, e é influenciada diretamente pelos cinco sentidos, pelo intelecto e não obstante, pelo self.

Os músculos lisos, os estriados e os estriados esqueléticos recebem as emoções, e as repassam para a coluna e para o cérebro com único propósito de gerar movimento no corpo, senão não faria sentido algum a natureza criar tal desperdício de sistema para ficar parado sem utilidade. A vida é movimento. Aliás, esta é uma lei do cosmos: Tudo é movimento. Tudo está em constante mudança. Se algo não muda no universo, este seria o próprio movimento.
Esta é uma ciência e não uma crença.

No entanto, em relação a esta lei, por mais incrível que possa parecer, o ser humano é capaz de bloquear estes impulsos bioeletroquímicos de movimento.

Gera impulso e não gera movimento. RESULTADO: Ciatalgia, cervialgias, algias de todos os tipos, disfunções das mais diversas categorias e nomenclaturas, loucuras mil!... Experimenta você cobrir a boca de uma crianças com as mãos. Além de ser um ato abominável, o gasto de energia para tal, não faz sentido algum para a natureza. A natureza do ser humano foi criada para ser desfrutada pelos cinco sentidos. Saber ouvi-la e também respirá-la, e acima de tudo compartilhar experiências é um modo saudável de conduzir a vida cotidiana.

Cientistas do outro lado do globo, descobriram que as variações de pensamento da mente podem ser controladas ao se saber de seu funcionamento: viajar para o passado e para o futuro ou estar atento ao presente momento.

Conhecendo e praticando este conhecimento muitas dores no corpo desaparecem. Isso à partir da reorganização postural e do alinhamento esquelético. Este trabalho da fisioterapia postural propõe devolver a resiliência do corpo, ou seja devolver a motilidade, a flexibilidade e o movimento das forças bioenergéticas de superação do sedentarismo e do estresse. Tratar disfunções posturais do corpo, da respiração e do cérebro, e ao mesmo tempo gerar o hábito de auto cuidado com a postura.



O estresse retira a qualidade da mente de estar atenta ao presente. Desse modo a postura perde o tônus, voltando àquele quadro clínico de dor e disfunção músculo-esquelética e orgânica.

A meditação limpa a mente para se viver a única realidade existente, o presente. Sendo assim, o reequilíbrio se instala no ser e se reflete no dia-a-dia das relações de família, amigos e de negócios.

A dor se assemelha à meditação por manter a mente no presente, e por isso, somente a meditação pode curá-la. O FRP dá esta condição durante as sessões que podem variar entre uma ou duas horas além da sessão de exercícios.

A respiração bem trabalhada é capaz de restabelecer o fluxo natural de impulsos nervosos, reordenando assim o movimento. A respiração completa é uma arte do treinamento para a meditação, e aliada às práticas de exercícios posturais proporcionam uma ação no cotidiano livre de tensão nervosa acumulada. Neste estado, a resiliência corporal, é também psíquica. Sendo assim, a mente entra em meditação sem esforço e os efeitos de dor ou disfunção são eliminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário