quinta-feira, 5 de abril de 2012

DIREITO A SER VOCÊ MESMO

No século XVII, Schopenhauer, filósofo e escritor abriu os olhos dos leitores para fato de que um nicho de pessoas na sociedade aderiam a falsos fundamentos. Segundo ele o jeito de ser baseado num maneirismo qualquer se compara a uma maquiagem que cai por terra quando o público segue e reconhece o ridículo. À partir daí a pessoa escolhe se se agarra a outro modismo ou se adere ao Si Mesmo.

"Aquele que é inteligente despreza essas coisas" virando o olhar para outra direção. A direção do direito a ser você mesmo. Schopenhauer entendia inteligencia  intelectual e emocional sendo uma só.

Nos dias atuais, este jeito de atuar na vida invadiu as ciências da saúde e, por toda a sociedade nota-se um vazio comportamental pelo hábito do "tenho que". "Tenho que" realizar ações de trabalho; "tenho que" ser deste ou daquele modo; tudo isso, puro e simplesmente para o sustento.

A saúde está diretamente ligada a esta escolha carente de eixo próprio de conduzir a vida. Disfunções e doenças aparecem muito por este abandono da consciência de si mesmo e seus anseios. "Lo fece natura, e poi ruppe lo stampo" Ludovico Ariosto, poeta italiano: A natureza o fez, e depois perdeu o molde. 


E assim devemos agir na vida. Cada ser tem um jeito diferente de pensar e agir em cada situação. Na área médica, uma ciência se destaca trazendo conforto e renovando as esperanças de pessoas com disfunções causadas pelo estresse e pela falta de práticas pessoais de autocuidado. O modismo no mercado de bem estar é temporário. Como já se comprovou ao longo da história aderir a hábitos de falso fundamento leva direto a estados catastróficos de saúde.

Bebe-se da fonte quando se estabelece o direito a ser você mesmo.

A fisioterapia hoje, traz um jeito inovador de reverter quadros clínicos desfavoráveis para saúde de forma natural com menos ou com nenhum impacto sobre efeitos colaterais. Exercícios, massagem, acupressura, acupuntura, terapia manual, terapia crânio-sacral, bem como especializações da fisioterapia como a posturologia no tratamento de disnfuções da mandíbula, do crânio e da postura promentem reverter diversos tipos de disfunção pouco associadas à fisioterapia.

Pode-se dividir em duas as atuações profissionais que se destacam na fisioterapia: ações terapêuticas que atuam no corpo de fora para dentro e outras que atuam no corpo de dentro para fora. As técnicas mais vinculadas hoje tratam o corpo de fora para dentro. A outra, não menos praticada mas pouco conhecia pela população em geral atua de modo mais perene, imperecível dando motilidade e maleabilidade e, ao mesmo tempo fortalecendo o ânimo e a autoconfiança.

A fisioterapia tradicional, o treinamento funcional, o pilates, a cinesiterapia, a fisioterapia esportiva, a reeducação postural global - RPG são exemplos de tratamentos de fora para dentro. A osteopatia, o Rolfing, a fisioterapia do sono e a fisioterapia de reequlíbrio postural - FRP, o biofeedback,  são terapêuticas  que aprofundam o autocuidado dando perspectivas de autoconhecimento e ativação de substancia medicamentosas do próprio organismo. O que às une é a habilidade do fisioterapeuta de manipular as forças da natureza, de forma semelhante a um alquimista.

O reequilíbrio se dá além da prática de exercícios posturais, na  ativação de substâncias reparadoras à partir da combinação de neurotransmissores e hormônios gerados pelo hábito de aprender a exercitar-se e massagear-se, espreguiçar-se e alongar-se, para poder conhecer outros limites do corpo ligados a inteligência emocional.

Para ocorrer esta mudança pelo menos em algum nível houve um despertar da consciência, porque o autocuidado é primeiro passo para o autoconhecimento.
Ou seja, em algum nível o pensamnto e a  ação foram modificadas pelo sentimento de si mesmo no universo.

Assim como uma flor é soprada pelo ar e sol atmosféricos, nossos corpos, conectados ao centro de gravidade do Planeta Terra,  recebem e emitem ondas e fótons de luz do cosmos para o centro da Terra. Segundo a medicina oriental chinesa estes ventos cósmicos fluem da cabeça aos pés passando diretamente para o centro da Terra. Eis a conexão direta. Bebe-se da fonte quando se estabelece o direito a ser você mesmo.

A seguir, uma trecho do livro Nietzsche para estressados, capítulo 17. A aparente contradição de conceitos leva-nos ao paradoxo do si mesmo X o Si Mesmo.


Capítulo 17
Falar muito de si mesmo pode ser uma maneira de se ocultar.
Cinco maneiras de aumentar a autoconfiança.

1. Faça com que seus atos falem por você.
Quem precisa expressar constantemente o próprio valor transmite insegurança. É melhor construir em silêncio.

2. Reconheça seus pontos fortes.
Identifique as virtudes das quais você tem consciência, bem como as que já o destacaram de outras pessoas, e pense em como aproveitá-las em benefício próprio e dos demais.

3. Neutralize os elementos que podem boicotá-lo.
Algumas atitudes freiam nosso progresso, da mesma forma que relacionamentos negativos minam nossa auto estima. Livre-se deles.

4. Aproveite as oportunidades.
No trabalho ou no seu círculo social, veja cada nova situação como uma oportunidade para aprender. Essa atitude reforçará sua autoconfiança e sua autoestima.

5. Pratique exercícios físicos.
A autoconfiança também aumenta quando usufruímos de um corpo saudável para enfrentar a vida. Fazer exercícios com regularidade aumenta a energia e libera endorfina, o hormônio da felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário