quarta-feira, 11 de abril de 2012

CONQUISTANDO RESILIÊNCIA


Serenidade, perseverança, autoconfiança, sentido de vida e auto-suficiência. Nos dias de hoje, as atenções voltadas para a promoção da saúde tem revelado a resiliência como um conceito importante  na área da saúde e do bem estar.  Por ser um tema recentemente incorporado encontra-se em fase de construção, discussão e debate, principalmente por não existir ainda um consenso em relação à definição do termo.

Além do significado mais técnico à respeito da capacidade de um material se deformar e a voltar ao seu estado natural, entende-se também o conjunto de processos sociais e intrapsíquicos que possibilitam o desenvolvimento saudável do indivíduo, mesmo quando se vivenciam experiências desfavoráveis.

Em contrapartida, a escala proposta por pesquisadores, a resiliência da saúde de uma pessoa se encaixa a uma escala de valores, onde tenta-se fechar o cerco de possibilidades de experiências das mais diversas. Positivas e negativas, favoráveis ou desfavoráveis,... no caso da fisioterapia postural estes fatores são relevantes na anamnese e na escolha da linha de tratamento a ser abordada.

Venho tomando cuidado como profissional da saúde ao revelar práticas para pessoas com disfunções.
A terapêutica da fisioterapia postural propõe devolver a resiliência do corpo e restabelecer a motilidade, a flexibilidade e o movimento das forças bioenergéticas que o sedentarismo e o estresse minaram.


A resiliência é mais do que enquadrar dentro de uma escala. Estudo de pesquisadores na área de física e engenharia não seriam muito adequados para a saúde haja vista o ser humano porta muito mais do que fatores psicossociais. Isso se assemelha ao Quasímodo de Victor Hugo. Ele conhece tudo com exatidão, cada degrau, cada canto e viga, mas fora desse lugar tudo lhe é estranho e desconhecido. em contrapartida, dar condições para o autoconhecimento transforma a condição postural de disfunção.






Como uma pessoa com disfunção gera ânimo para resolver outros problemas da sua própria vida?

Depois do paciente medicado, ofisioterapeuta terá a missão de primeiro transformar a condição de paciente para a condição de  pessoa.

De forma natural e sem efeitos colaterais, a fisioterapia postural cuida da postura e não somente trata as disfunções, mas também às previne.

A fisioterapia postural viabiliza momentos de reflexão e amadurecimento de estados psíquicos ligados a dor crônica e a disfunção de órgãos e sistemas.

E muito mais que prevenção é devolver a função, melhor ainda é a orientação de movimentos de autocuidado específicos e personalizados que incluam práticas diárias ou semanais.

O respeito à individualidade associado ao uso de recursos naturais para a cura de pessoas com disfunções, faz do atendimento fisioterapêutico uma ciência que fortalece o corpo, a respiração e o cérebro, e, ao mesmo tempo, devolve a forma original da saúde ao ser humano.

A forma original de saúde do ser humano é aquela em que se estabelece conexão direta com a própria natureza interior. Aí reside grande parte das técnicas de superação de dores da coluna, dores das costas, da mandíbula, da cabeça, e dos membros e órgãos da coluna vertebral.

Um comentário: