segunda-feira, 30 de abril de 2012

13 FUNDAMENTOS PARA PRATICAR EXERCÍCIOS E MELHORAR DORES DE COLUNA.

Os exercícios posturais são praticas que fortalecem o movimento e ao mesmo tempo desenvolvem endurance, resistência contra lesões. 


Por outro lado, quando praticado exageradamente, de forma a controlar todo o processo, perde-se a sensibilidade tão importante para o desenvolvimento de um vida saudável e longínqua. 


Os exercícios posturais aqui propostos vão ao encontro ao desenvolvimento de um corpo resistente aos intemperes diários, a uma respiração naturalmente livre de tensões acumuladas do estresse, e de um cérebro devidamente vascularizado, bem como uma mente limpa de tensões do medo e de angústia. Ou seja, pare de praticar sua atividade física de modo tenso, brigando com sua naturalidade, e se entregue ao movimento natural de reorganização da postura e reequilíbrio dos sistemas mais sutis, ligados à respiração e ao cérebro.
  1. Todo o exercício consiste em ajeitar o centro de gravidade do corpo sobre os pés.
  2. Ao ajeitar o centro de gravidade ocorrerá um suspiro. Aí começa o movimento da respiração contínua.
  3. Acabar com os suspiros, equilibrando o centro de gravidade sempre que o perceber fora do eixo com os pés.
  4. O modo mais direto de se equilibrar o centro, e assim a respiração, está no espreguiçamento.
  5. Espreguiçar durante os exercícios principalmente quando se muda de posição.
  6. Deslocar o centro de gravidade em todos os movimentos para devolver ao organismo a função, o equilíbrio e a força, até chegar ao potencial natural de autocura de disfunções da coluna.
  7. Buscar o equilíbrio do jogo de tensão e relaxamento dos músculos durante o ato de espreguiçar, para devolver o tônus postural para a musculatura da coluna.
  8. Devolver o tônus é sinônimo de saúde integral.
  9. Praticar também sempre que se sentir fragilizado.
  10. Pegar leve com a dor, buscando repetir movimentos com a respiração contínua.
  11. Dar o descanso entre uma série e outra, bem como hidratar o corpo antes e depois da prática.
  12. Ficar atento para o deslocamento do centro de gravidade nos hábitos cotidianos.
  13. Para se lidar com o medo e a angústia, lembrar durante o exercício de elevar a mente às três forças primordiais de energia do organismo: centro da Terra, o ar atmosférico, e o cosmos. A vida cuida de você. Basta se ligar diretamente a fonte de vida e deixar as energias circularem dentro do corpo junto da respiração. Assim, se obtém o máximo de proveito da prática postural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário