segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SÍNDROME DA DISFUNÇÃO ASSOCIADA A BAIXA ENERGIA


Meu nome é André Tannus sou fisioterapeuta e sócio-diretor da MUKTI Consultório de Saúde Postural e Bem Estar, empresa  fundada em 2004 com o propósito de expandir os conhecimentos de novas Tecnologias de Exercícios Interativos para uma Fisiologia do Exercício para pessoas com disfunções posturais.


O que vou mostrar hoje é um modelo conceitual do que se aprendeu em literatura e em pesquisa por tratamentos no consultório. O que se constatou foi algo como uma Síndrome da Disfunção Associada a uma Baixa Energia. Esta é uma síndrome proveniente de uma falta de atividade física durante o dia e durante a semana.


Esta síndrome é causada por dois conjuntos antecedentes. O primeiro conjunto são antecedentes pessoais que se associam a prejuízos associados com a disfunção postural.  Possui condições secundárias, tais como dor e fadiga, estado de redução de emprego, depressão e obesidade bem como outra categoria que lida com a associação sobre o envelhecimento e a disfunção postural. Todos eles levam a um quadro de inatividade física. 


O segundo conjunto de antecedentes incluem fatores ambientais, tais como instalações, falta de acesso a equipamentos adequados, comunidades mal projetadas, e as questões políticas de acesso à transporte e saúde à comunidade.

Ambos os conjuntos de antecedentes levam a esse alto índice de inatividade física e baixa energia à partir de uma cadeia de eventos fisiológicos que levam à sarcopenia e a obesidade. Sarcopenia e obesidade, em seguida, são transcritos para um menor gasto energético de repouso no qual há diminuição do gasto energético total, um ciclo vicioso de baixo gasto energético, o que significa consumo de mais calorias que ficam armazenadas na forma de gordura. Níveis de baixa atividade resultam em altas taxas de sarcopenia. 


Duas vias de saúde abatida ou revigorada.

A primeira via a ser considerada vem da diminuição global de exercícios físicos o que leva à diminuição do equilíbrio, aumento do risco de quedas, e imobilização. Tudo isso junto leva a uma diminuição da função física e incapacidade para realizar atividades da vida diária.


A segunda via, a cardiovascular e os fatores de risco metabólicos. Estes incluem coisa como diminuição da sensibilidade à insulina, aumento da osteopenia, aumento perda de lipídios significando o aumento da morbidade cardiovascular. Tanto a diminuição da função física quanto o aumento da mobilidade cardiovascular são consequências de um comportamento sedentário o que agrava o quadro clínico ainda mais e, agora, começa a haver do outro lado da equação também uma diminuição do gasto energético total.



O foco principal da MUKTI é reverter os efeitos deletérios desta Síndrome da Disfunção Associada à Baixa Energia em pessoas com disfunção postural. É certamente uma necessidade de grande importância hoje para promover a saúde e o bem-estar através da otimização de exercícios de bem-estar e de programas fisioterapêuticos de dieta e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário