segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CAMINHAR EXIGE MAIS QUE CORRIDA

Caminhar exige muito mais preparo que aquela corridinha de fim de semana.
Manja o sujeito com o passo curtinho e os pés "dez prás duas" que acha que tá melhorando a resistência dele?
Pois ele tá é se fud...ndo. Atrose de quadril começa aí. Sem contar aumento de peso, dores de joelhos e coluna, prisão de ventre, e aí vai... Claro que o jovenzão não vai querer ouvir esse conselho mas fazer o quê? Eu tb já foi jovenzão e tb corria, mas com técnica. Estou falando para aqueles que já passaram dos 30. Os de 40 e 50, ah! eles precisam urgente de acompanhamento progressivo na caminhada porque a chance de desenvolver um quadro clínico instável ou seja dores crônicas posturais é absolutamente real.

Eu fiz o treinamento que tem no livro Alongue-se.
Me dei bem com aqueles treinos de dez semanas de caminhada. Flexão de braços, abdominais, acho legal alguns espreguiçamentos da respiração no alongamento. Não penso em caminhar pra ficar sarado! E nem faço treinamento de hipertrofia na academia. Não pretendo ter o corpo duro e inflexível, mas pretendo ter longevidade, viver mais que cem anos.

Há também os que praticam caminhada todos os dias e não melhoram o resultado postural ou da saúde músculo-esquelética. A caminhada que não prejudica a postura e amplia a saúde precisa atingir uma passada de marcha perfeita. Duas vezes o tamanho dos pés unidos, um a frente do outro é a largura ideal da passada.

Realizar alongamentos da respiração nos primeiros cem metros pode salvar você de diversos problemas da postura pós prática de caminhada. Ou seja a respiração e o ritmo da passada é fundamental para uma boa caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário