terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

HÁBITOS DIÁRIOS E A CIÊNCIA MÉDICA FISIOTERAPÊUTICA



Na contagem do tempo as pessoas crescem e amadurecem seguindo diferentes caminhos na vida. Mesmo entre familiares, cada pessoa é diferente uma da outra.  Se me permite dar um passo à diante nesta discussão, as crenças culturais ditam o tom da saúde e da postura. 

Nossas crenças criam movimentos corporais ou paralisias. Uma paralisia amplamente praticada no processo educacional é a idéia de que envelhecemos. Ela é equivocada, e eu vou provar para você que estes cientistas que enxergam desta maneira estão no mínimo enganados.

Acreditar que envelhecemos é acreditar também que a ciência precise avançar tecnologicamente para nos manter vivos. Pensa em adoecer quando velho e desgastado pagando um plano de "doença" com valores exorbitantes. Como disse Dalai Lama: "...gasta a saúde para ter dinheiro. Depois gasta o dinheiro para ter saúde".

Sair deste paradígma social é entender os processos naturais do corpo físico e suas urgências, funções e praticas de auto cuidado.

A começar, descartar a idéia de que envelhecemos e ficamos doentes por: Não envelheço, amadureço. E amadureço significa supero meus medos e ignorâncias com conhecimento e sabedoria. O auto conhecimento nos torna seres humanos  observadores de si mesmo e do coletivo. Como na oração. Como no devaneio. Como no momento de insight. A vida é próspera por natureza. O ser humano é vida. Logo, o ser humano é natureza. Sua natureza difere uns dos outros. Específicamente em quatro tipos de pessoa, segundo novos estudos da neurociência. Acompanhe este raciocínio.

Pesquisas recentes na neurociência considera um novo trabalho de pesquisa que inclui um montante de material de cinquenta anos ou mais. Este novo trabalho indica que o cérebro ou encéfalo está dividido em quatro partes e não mais em duas como antes se acreditava, hemisfério direito e esquerdo.

Agora entende-se que o cérebro também funciona de cima para baixo e de baixo para cima.
De baixo para cima já era bem conhecido pelos estudos de caso de fisioterapia. O de cima para baixo é que perduravam grandes mistérios que envolve assuntos mais avançados como por exemplo, o funcionamento da glândula pineal e sua função com o baço no ciclo do sono.
Enfim, existem quatro tipos de modos cognitivos e pela neurociência, são eles: 

Modo Cognitivo Condutor - utiliza de todo o hemisfério diluindo os períodos de cognição ao longo do dia.
Modo Cognitivo Adaptador - . Possue pico de cognição no período noturno por volta das 2 horas da manhã.
Modo Cognitivo Perceptivo - utiliza pico de cognição no período diurno, próximo das 15 horas. 
Modo Cognitivo Comunicador - utiliza pico cognitivo no período matutino, por volta das 9 horas da manhã.

Existe uma relação direta com uma outra ciência mais antiga, ciência ancestral chinêsa. No conhecimento filosófico chinês há uma divisão do funcionamento da vida, e da existência personificada do ser humano, baseada no conceito dos cinco elementos. Sua ciência médica estudou e aplicou tal conhecimento que chega truncada ao ocidente, com a visão subtraída à respeito dos elementos da natureza e os talentos e virtudes dos seres. (Sem este conhecimento fica fácil acreditar que o corpo envelhece).

Segundo esta filosofia, todos somos Terra em potêncial. A Terra contém os outros quatro elementos Metal, Água, Madeira e Fogo. Cada pessoa tem um dos quatro elementos em excesso definindo pessoa metal, pessoa água, pessoa madeira, pessoa fogo, respectivamente.

A descoberta dos neurocientistas encaixa perfeitamente na filosofia médica oriental chinêsa, equiparando respectivamente, com o modo cognitivo de pessoa condutora,  modo cognitivo adaptaiva, perceptiva e comunicadora. Outra correlação está na classificação dos biotipos para quatro diferentes tipos de pessoas, pessoa pulmonar, renal, hepática e sanguínea.

A ciência médica fisioterapêutica considera o tratamento do corpo, das emoções e da cognição.
Do corpo e das emoções com derivações de exercícios não prescritivos, e o tratamento da cognição referente ao hábitos diários. O processo de envelhecimento realmente ocorre. Ele ocorre diante uma atitude que vai contra a própria natureza da pessoa. Quando cada um é cuidado com o olhar atento considerando hábitos diários no tratamento de dores e disfunções diversas, o tratamento reverte o processo de envelhecimento por aquisição de hábitos de sua própria natureza.

Falarei mais conforme solicitação dos leitores. Meus pacientes tem alguns depoimentos. Em breve, aqui neste canal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário