quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CIBORGUE POSTURAL

O ciborgue é uma máquina hidráulica usada por mecânicos de automóveis para desentortar os eixos das rodas de um carro acometido por sucessivos solavancos de buracos da pista. 

Não é raro um paciente chegar torto para esquerda com a bacia elevada só de um lado.
Este é um sintoma comum de uma disfunção de coluna conhecida como hérna de disco.

A hernia de disco é uma disfunção muito comum em pessoas acima dos trinta anos. Pode ser causada por estresse físíco, psíquico ou emocinal, sobrepeso, abdomem globoso (na gíria conheciodo como panceps!), falta de sono e sedentarismo, impacto ou acidente.

O paciente R.C. chegou assim, torto precisando de um ciborgue!  Apesar de ser uma disfunção comum também em pessoas de meia idade, seu estado de saúde incluia outros fatores mais comuns em pessoas idosas.

Um homem de cinquenta anos apresentando um quadro clínico de pessoas vinte anos mais é preocupante.
O que leva uma pessoa a abandonar sua saúde desta maneira? Será que minha expertise poderia ajudá-lo a recuperar alguns anos de vida perdidos em hábitos abusivos de álcool, fumo e drogas lícitas?

A resposta veio ao conferir melhora na primeira sessão. Reequilibrar a postura não é nenhum segredo muito escondido. Um profissional bem preparado tem o potencial de devolver a função de uma postura mesmo quando ela permanece anos em má postura. A melhora da coluna fez o paciente fechar vinte sessões acreditando na terapeutica. O caso era saber se havia algum modo de despertar autoconhecimento e fortalecer a autoestima durante as sessões de fisioterapia postural haja vista a crise de coluna ser em parte causada pelos hábitos de degradação do corpo.

Este desafio tem sido muito estimulante e espero compartilhar em outros posts por aqui.

Dúvidas em relação a como prolongar sua saúde: Consulte antes um fisioterapeuta postural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário