sexta-feira, 25 de maio de 2012

A ERA DO YOGA NO BRASIL



O Brasil é um dos países, assim como alguns estados norte americanos, a California, e europeus, Espanhã, Portugal, Alemanha e Inglaterra à aderir às práticas da ciência yogue.


Caiçaras moradores do litoral de São Paulo, Sta Catarina, e Rio de Janeiro vivem numa era do yoga mesclada com o surf. A capital de São Paulo, em bairros como Itaim, Vla nova conceição, vla madalena, Butantã, Morumbi, Interlagos, Ipiranga, Vla Mariana, Jabaguara, Cerqueira César, Higienópolis, Moema e Indianópolis, pratica-se como estilo de vida o hatha yoga de diversos mestres yogues. Alguns professores cuidam para manter o esclarecimento sobre este caminho tão árduo. Segundo um conhecimento tântrico, a prática do yoga é como andar no fio da navalha. 


Mesmo a diversidade de caminhos, uma coisa é certa e única: uma vez que se pratica esta ciência, não há dúvida que a prática não consiga esclarecer. No entanto, a aceitação daquilo que é revelado pela prática pode ser algo que não se deseje ver. Algo  que ainda perdura recalcitrante. Um hábito de pensar e responder perguntas que tenha se tornado uma sombra na consciência. Esta sobra cria muitos barulhos mentais que aniquilam o poder do ser humano de auto cuidado e auto regulação da vida no organismo.


Os barulhos mentais, os vrittis, são oscilações da mente diante a dúvida e o medo. Assim, não há dúvida e medo que se sustente para quem pratica diariamente.
Todo praticante de ásanas, posturas psicofísicas que representam o 3° Passo para autorealização, vive estados de liberdade provocados por alterações psico fisiológicas. Em psicologia, o chamado paralelismo psicofisiológico é a correlação psicossomática ou somato-psíquica do pensamento e da ação. Para se gerar uma ação faz-se nacessário o envolvimento hormonal fisiológico. Nos dias de hoje, a neurociência já concebe a ação direta dos pensamentos no estado emocional regulatório dos processos bioeletroquímicos do organismo.


O público que pratica o yoga cresce cada vez mais em São Paulo porque entende as diversas linhas que aqui foram trazidas do oriente Asiático e porque também está bastante familiarizado com a ciência tecnológica ocidental. Muito outros povos já assim o fizeram aqui no ocidente. Em San Diego, por exemplo muitos são os praticantes de yoga há pelo menos um século de diferença dos brasileiros. Certas leis da prefeitura respeitam hábitos meditativos ao ar livre, disponibilizando aos cidadãos locais públicos para a prática. Em Ribeirão Preto, interior do estado de  São Paulo, moradores cultivam o hábito de praticar meditação como forma terapêutica da cura de doenças do cérebro, da respiração e do corpo. 


Está bastante claro que o brasileiro aceita às transformações de conceitos anacrônicos das tradições e rituais, transcendendo também hábitos antigos que não trazem nenhum efeito prático, nem muito menos ascensão espiritual. A verdade é que cresce a cada dia o número de pessoas que faz do seu próprio corpo um templo espiritual, não dependendo de terceiros para acessar sua própria natureza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário