sábado, 28 de abril de 2012

O PROBLEMA DO LABOR

O labor amassa a postura. Esta é uma realidade. A pessoa se adapta aos móveis e instrumentos do ofício e assim, paralisa movimentos e condiciona outros. O corpo se molda, se entorta de acordo às condições extremas do labor, seja no escritório, seja na oficina mecânica, gerando disfunções, o que pode ser considerado uma das causas para o aparecimento de uma doença aparentemente não ligada a postura.

Outro efeito do trabalho nas pessoas esta no modo como nos relacionamos uns com os outros. Temos nos comunicado através de máscaras ou imagens exigidas socialmente.
Colamos nossa imagem pessoal, a reduzimos e a identificamos na atividade que exercemos como profissional: um técnico, um título, um ícone mundial, um global.

Quando a pessoa se identifica com sua atividade profissional então ela é o labor. Daí, perde-se o poder de espontaneidade, de criação, de insight. - que preservam e garantem a unicidade e especificidade de cada um.
A barriga cresce, as juntas se enfraquecem, evolui-se para a obesidade, sarcopenia, osteopenia, osteoporose, hipertensão, diabetes, glaucoma, hérnia de disco vertebral, rugas, calvície, bruxismo, gastrite, fotofobia, depressão, dor, escoliose, hiper extensão dos joelhos, ou seja, disfunção.
Doenças como câncer, cardiopatias, vasculopatias, envolvem causas mais complexas e o labor é uma delas.

Existem outras características que levam a disfunções no labor. Ar condicionado, por exemplo. Respirar num escritório é quase impossível. O ar seco e viciado impossibilita uma respiração profunda. Os móveis tentam ser ergonômicos mas não são. O estudo ergonômico da postura deve levar em consideração além do corpo, a mente e os afetos.

Uma outra característica, mais sutil, está no estresse. O mau condicionamento da postura no ambiente de trabalho, em resposta as condições exigidas do organismo para o labor, cria dificuldades na reação positiva diante o estresse.

Móveis inovadores como o ErgoBench atuam em áreas corporais vitais para a respiração, a ponte para a mente e emoções. Quando exercitamos o sentar corretamente, a respiração recobra sua forças e a autoconfiança revigora.

O ErgoBench tem esta promessa de reaver o estado natural da postura para melhor desenvolvimento da resiliência postural.
 Acesse:  http://andretannus.blogspot.com.br/2012/04/habitos-culturais-e-de-postura-que.html e deixe seu comentário, Siga e compartilhe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário