terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. REVERTENDO PROBLEMAS DE COLUNA


No Brasil, diferentemente do Japão cujo hábito postural se vale no Tai Chi Chuan, manter a produtividade e associar atividades físicas, pausas no trabalho e ainda exercícios de relaxamento e respiração tem sido uma utopia no dia-a-dia da empresa. “Fala-se muito e faz-se pouco” disse a mim o diretor-presidente de uma multi nacional quando falávamos sobre SQV – Saúde e Qualidade de Vida. A ideia da criação de um ambiente de bem estar com quick massage, yoga ou até mesmo com altar ecumênico têm sido mal gerido, o que acaba por haver desinteresse dos colaboradores, e ainda pior, o aumento de gastos com um espaço ocioso. Ginástica laboral então, nem pensar! A adesão hoje é tão baixa que nem cabe mais insistir em falar sobre a importância fisiológica da atividade física para a saúde.


A palavra ginástica não é mais adequada para exercícios que prometem reverter quadros clínicos de disfunções posturais do labor. Atualmente, outros recursos tecnológicos ergonômico-posturais têm sido estudados por instituições como a NASA no intuito de encontrar meios de reverter problemas fisiológicos da inatividade física. Um novo panorama dentro das organizações está para ser criado, haja vista a cultura brasileira não carrega hábitos posturais, oposto a cultura milenar dos japoneses.


Apesar do evidente fracasso da fisioterapia em organizar atividades físicas posturais para o dia-a-dia, e de educadores físicos tendo se inserido nesse mercado, e também fracassado em se valerem da ginástica laboral como uma atividade física desconectada do quadro clínico de disfunção postural, novas soluções para o bem estar chegam ao Brasil.


Dos estudos práticos e técnicos da minha profissão de fisioterapeuta postural desenvolvi uma série de produtos ergonômico-posturais. Um deles, o ErgoBench® que possui acento e encosto inovadores e reverte quadros de disfunções posturais além de tratá-las apenas ao se sentar no banco.


A disfunção postural como hérnia de disco lombar, cervicalgias, dores e tendinopatias dentre outras inúmeras disfunções da postura do labor são cuidadas por novos estudos e tecnologias oriundas dos Estados Unidos, Rússia e Finlândia o que dão maior repertório e respaldo científico para o desenvolvimento destes móveis e de novos programas de saúde.
Aqui no Brasil, o ErgoBench® proporciona ao usuário um efeito instantâneo de ampliação da saúde e, ao mesmo tempo,  otimiza o espaço físico da empresa podendo substituir a cadeira de escritório. O ErgoBench® é o espaço mínimo de realização de exercícios, além de dar conforto para o uso do teclado. O programa inclui movimentos que são transmitidos via screensaver. 


A possibilidade da criação de salas de reuniões montadas em cima deste conceito inovador de bem estar reduz o estresse das horas de trabalho e prolonga a saúde e a criatividade do colaborador.


Hábitos de saúde precisam ser estimulados fora do ambiente de trabalho. No entanto, a ergonomia elaborada para cura de disfunções posturais deve ser disponibilizada aos colaboradores como incentivo à prática diária da postura. Com o tempo, quem sabe, uma nova mentalidade de prevenção e de hábitos posturais possa nascer numa cultura tão massacrada pelo ideal de ordem e o progresso, custe o que custar.


André Tannus é fisioterapeuta postural, especializado em disfunções da mandíbula, do crânio e da coluna. Sócio-diretor da MUKTI – Saúde Postural e Bem Estar, desenvolve produtos ergonômico-posturais e tratamentos para pessoas com disfunções posturais.
FRP® - Fisioterapia de Reequilíbrio Postural
ErgoBench® - reequilíbrio constante e conforto no trabalho. 
Comente e compartilhe o blog: www.andretannus.blogspot.com
www.andre.site.med.br 
Skype: tannus.andre
Email. tannus.andre@gmail.com
Cel. +5511 8377.8820
Lembre-se: Consulte antes um fisioterapeuta postural.

Um comentário: