sábado, 12 de novembro de 2011

O RESPEITO À CRIANÇA
















O respeito à criança é um ato de sabedoria. Instituir a paz nas relações intrincadas entre pais e filhos é saber ouvir seus filhos de forma neutra. Sem julgamento. Sem preconceito. Por mais que ela te tire do sério, te arranque as bases emocionais, a criança sempre tem o direito a ser no mínimo ouvida e observada em sua natureza. 


A sabedoria de um criança aponta nossos piores defeitos como pais, cuidadores, pedagogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, psicólogos, médicos. A maestria da naturalidade de uma criança transborda puro amor. Mesmo no seu grito de raiva ela naturalmente expressa a distância do amor no relacionamento.
Atos insanos à criança são sinistros. O raciocínio se desconecta do sentimento e parte a violência.


Perigoso falar sobre violência. Muita crueldade na discrição de detalhes. 
Sou adepto a transmitir imagens e posturas de paz nos relacionamentos. E sou assim porque também é de minha natureza.
É da natureza de todos nós sermos da paz. Da expressão do amor. Do ouvir e respirar. Do calar e silenciar.
Isso porque a criança segue dentro de si mesmo ao longo dos anos de vida. Em cada etapa, em cada ciclo, por caminhos percorridos a criança de cada um é sempre solicitada e questionada.


Basta observar as contradições dos comportamentos ao longo dos ciclos de vida.
A criança deve ser respeitada. Em todas as idades.
A tradição de famílias que transmitiam o conhecimento de "respeite os mais velhos porque eles sabem mais" deve ser transferida para " respeitem os mais novos pois eles portam a sabedoria do amor puro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário