quarta-feira, 26 de outubro de 2011

QUANDO OS PROBLEMAS SE MULTIPLICAM

Quando os problemas se multiplicam é hora de aceitar. A palavra da vez é aceitação. Quando algo não vai como o esperado e tudo parece estar indo por água abaixo, pare! Respire e aceite o inevitável! Estas são palavras de sabedoria dos antigos yogues das montanhas do Himalaia.


No livro A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen a palavra KOAN mostra que a aceitação vem por outra via diferente da razão. A intuição é o canal de iluminação e para isso a aceitação é o fundamento. A brincadeira do Koan testa a mente com frases duais como por exemplo" Se bater palmas sai um som, e qual é o som de uma palma?". "É preciso esvaziar a xícara antes de querer aprender mais." " Quando o arco é envergado o universo se curva. E não um simples arco que lança a flecha. É algo que lança a flecha no alvo" e assim vai.


Quando os problemas se multiplicam a tomada de decisão fica cada vez mais acirrada. Daí o melhor é aceitar. Erguer os pensamentos racionais para o que é descrito na filosofia yogue como a não-mente torna toda dificuldade muito menor e, ao mesmo tempo devolve a dose precisa de coragem para a superação dos limites calcados no medo.


Como diriam os praticante de yoga: Ishvara Pranidhana, o ato da entrega está na aceitação do movimento da vida e de suas várias forças.


A não aceitação dos estados recalcitrantes da mente acaba gerando dores e disfunções no organismo capazes de paralisar movimentos e torná-los patológicos.
Falarei mais sobre isso no próximo texto: A Cura de Certas Dores pela Ingestão de Água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário