quarta-feira, 12 de outubro de 2011

LIBERDADE

Minha liberdade termina onde a do outro começa .
Esta é uma das inúmeras frases chavão sobre liberdade que correspondem uma fração do que realmente ela pode vir a significar.


No entanto aplicando a ideia da frase para o ramo da medicina chamado fisioterapia, a liberdade do profissional ao exercer esta profissão o coloca rodeado por todas as outras especialidades. 


Um fisioterapeuta habilidoso na arte da anamnese é capaz de detectar diagnósticos ocultos além de programar prognósticos.


Esta capacidade é real porque a fisioterapia é a ciência médica mais primordial praticada por Hipócrates.
Hipócrates utilizava os recurso naturais, que são o fundamento da existência de vida na Terra, como fonte de cura. O fogo, calor, cauterização, fervura de medicamentos (tinturas) e outras infinidades de utilizações incluindo processos de visualizações de cura do cérebro;  a água como fonte também de calor nas conhecidas águas termais, talassoterapia. 


O sal da água como tônico de substâncias para o sangue, que nutrem o corpo pela difusão na pele de nutrientes. A utilização deste nutrientes  em poções e antídotos homegêneos e homeostásicos.
Os banhos e imersões, as bebidas como medicamentos diários utilizadas também com metais e sais minerais.


O elemento terra como catalizador e conservador de substâncias extraídas das folhas das plantas, das pedras e dos lodos. A argila e os cataplasmas realizados em feridas produziam efeitos bactericidas e vivificantes.
A eletricidade  veio mais tarde trazer outras utilizações naturais de fortalecimento e analgesia dos músculos e aos nervos. O toque terapêutico se desenvolve a partir do conhecimento dessa utilização dos eletro estimuladores dos nervos e fusos musculares.


Ao longo dos tempos esta visão muito mais que holística se tornaria holosférica.


A fisioterapia é uma ciência cujos profissionais tornam-se doutores das artes da alquimia. A Alquimia Postural, o que denota uma forma fundamental de enxergar a vida no corpo humano. A vida gerando saúde.


Esta liberdade entretanto, do poder manipular forças da natureza humana e elemental, tanto elétrica quanto dos elementos fundamentais da natureza, é uma liberdade de muita responsabilidade. Eu diria que quanto maior a liberdade maior a responsabilidade. E, como já é sabido, quanto maior a responsabilidade, maior o poder. Simples assim.


E não se esqueça! Diante quaisquer situação de dúvida ou medo diante da dor: Consulte antes um fisioterapeuta postural!
Postscript (medo diante da dor? Liberdade? Opa, isso dá um tema novo: O prazer gera dor? Ou melhor: Liberdade é uma forma de Ilusão?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário