terça-feira, 27 de setembro de 2011

PREVENÇÃO E ESTRESSE

Quando recebo um chamado de pacientes que sofreram algum tipo de injúria ou invalidez decorrente do estresse, fico com um sentimento de que ainda falta um longo caminho para as pessoas optarem pela prevenção.
Naturalmente que há diversos modos de informação sobre os riscos do estresse e do sedentarismo. Mas não parece ser um opção da maioria.
No entanto, digo que uma prática que leve o corpo a se movimentar de forma equilibrada, que acompanhe o estado emocional e respiratório, é de grande valia para a saúde.


Preocupações, delírios, justificativas. Corresponder às espectativas, querer sempre mais, manter falsas alegrias. Manter amizades por conveniência. Reter o medo por anos, reter magoa e orgulho.


Tudo isso deve ser considerado numa prática da postura porque pode ser a gota d'água. Pode ser uma faca de dois gumes onde por um lado obtêm-se um físico forte, consciente, lúcido e desperto. Por outro lado todo o intelecto recalcitrante em diversos locais do corpo se tornam um monstro desorientado.
Paciência, tolerância, mente desperta, atenção focada, resiliência.
Não estamos a sós neste caminho do autoconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário