sexta-feira, 8 de abril de 2011

SAÚDE? VAMOS BRINDAR?!

Caros leitores, talvez aqui consiga exprimir uma das possibilidades de causa dessas coisas horríveis da nossa sociedade. Acredito que nossa sociedade precisa repensar o significado da palavra saúde depois de fatos como o que aconteceu no RJ. Nós somos uma sociedade que difere saúde mental de saúde física, e considera a saúde física um estado quase que inexistente, um estado pós ou pré crise ou doença. Isso em todas as instituições, escolas, hospitais, estudos avançados de ensino.
Junto com o massacre, o dia 7 foi o dia internacional da saúde e pouco se sabia sobre isso. Algums médicos aproveitam para fazer passeatas, um grupinho ali se reuni para para discutir direitos nos planos de saúde.
Triste uma sociedade viciada em medicamentos, álcool, tabaco químico, televisão, consumismo.
Nos sobra o esporte mas que também mergulha na ignorância da pseudo liberdade de incentivo à violência competitiva transformada em aplausos cruéis.
O ar que respiramos, a água que bebemos, o lixo, o esgoto, a vida comunitária. O transporte coletivo e privado, para qual caminho seguiremos daqui pra frente?
Eu como profissional da saúde acredito por experiência própria que há muito mais vida para ser vivida. Há muito mais do que as instituições possam comandar.
Dentro de nós há a saída para todas as ilusões mas o estímulo para essa descoberta é mal ministrada. Poucos são os caminhos para este estímulo. Centros religiosos, política, economia, filosofia... ah filosofia!
O discurso de Dilma, as palavras dos padres, as críticas pouco construtivas dos apresentadores de televisão, a mídia tecnocrata. 
O caos é necessário para se estabelecer a ordem. Quem foi mesmo que disse isso? Memórias, sentimentos, confusão... É caso de se retirar e aprender a meditar para se criar novos meios de liderar sobre a mais antiga de todas as doenças existentes na história da humanidade, a guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário