quarta-feira, 6 de abril de 2011

CONCENTRAÇÃO X SINDROME DO PÂNICO

A sindrome do pânico é a perda da interiorização, da auto  observação para o centro interno gravitacional do corpo. Este mergulho para dentro permite que  foco e a concentração apurem os cinco sentidos.

A percepção deste eixo gravitacional  acontece instintivamente com os animais e insetos na espreita da caça. 

A percepção do centro de gravidade do corpo humano é vital para uma postura bípede organizada e sem dores. Aguça os sentidos e aumenta a capacidadde de observação e raciocínio. Este ensinamento de reequilíbrio postural tem sido ignorado pela medicina tradicional delegando à pseudo cura aos medicamentos psiquiátricos.

Como fisioterapeuta postural sou pouco lembrado em relação a cura de distúrbios comportamentais como no caso da sindrome do pânico. Em sessões realizadas em consultório e em domicílio, tive excelentes resultados na cura deste transtorno com a aplicação de técnicas de relaxamento, respiração e concentração postural.

Com a sindrome do pânico o corpo, a respiração e o cérebro sofrem efeitos no tronco encefálico onde os nervos do Sistema Nervoso Central  são acometidos pela vasoconstrição arterial, o que se traduz em vertigem, escurecimento da visão, sensação de desmaio.

Com isso os nervos motores e neuro-vegetativos do Sistema Nervoso Periférico sentem falhas bioeletroquímicas dando a sensação de morte iminenteA dificuldade na transmissão dos estímulos pelos nervos sensitivos causam parestesias que possuem uma característica centrípeta, ou seja, da periferia para o centro do corpo além do adormecimento da região que compreende o nariz e ao redor da boca. Sintomas estes característico do quadro.

Os Exercícios de Concentração elevam as sinapses nervosas aumentando a circulação do sangue no cérebro, mudando o padrão respiratório e melhorando a sensação de vida no corpo como um todo.

Os resultados positivos neste tratamento natural e inovador me trouxe a convicção de que o ser humano tem potenciais latentes inimagináveis que não se resumem somente à química da fisiologia. Somos unidos pela coletividade mas infelizmente vivemos a individualidade sem notar a presença sutil dos eventos e das pessoas entorno de nós. Isso porque perdemos a conexão com o centro. E no centro se estabelece a cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário