sábado, 26 de março de 2011

O SILÊNCIO ESTÁ NA MENTE

O silêncio está na mente. Assim, o corpo também silencia o gesto , a expressão, a ansia e, deste modo, a saúde aumenta. 
Aumenta porque quando se alterna entre o silêncio e o movimento, inclui aí o cérebro, o corpo e a mente equilibram os humores.
Perde-se muita energia quando não se pratica o silêncio.
Grande coisa numa discussão é o silêncio. Melhor ainda quando o silêncio vem dos pensamentos. Isto traz muitas melhorias aos atritos entre pessoas porque o agressor não encontra ressonância que alimente a discussão.
O silêncio é fundamento da mente. Silenciar é o mesmo que o conhecimento de causa e a sabedoria em observar sua própria ignorância e experiência.
O corpo não é nada sem o cérebro. O cérebro não é nada sem a mente. A mente não é nada sem o silêncio. O silêncio não é o nada e não é nada sem a consciência presente no silêncio.
Baita paradigma. 
Segundo os estudos médicos orientais o silêncio faz parte de um estado ampliado de saúde. Ele é o vazio onde se encaixa novas informações e conhecimentos, nova consciência que lapida o Si Mesmo.
E, como tudo na vida, o excesso de silêncio é alienação, é medo de agir, é fuga da própria existência. É também  mediocridade em se lançar numa nova experiência de vida.
Por outro lado o corpo precisa de pausa assim como a mente. A melodia da vida de cada um está nos intervalos do movimento. E o movimento sem intervalo da mente desgasta a saúde do corpo. Simples assim. Complexo de se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário