segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ARTROSE DE QUADRIS - NO FINAL DAS CONTAS COMEÇA TUDO OUTRA VEZ

Não há disfunção mais incapacitante do que a artrose. Lidar com a dor e ao mesmo tempo mudar certos hábitos são desafios muitos intensos para quem na vida aprendeu a trabalhar em posição sentada por longos períodos ou foi adepto ao sedentarismo.
Este é um tratamento que despende tempo e freqüência quase que diárias. Melhor se fosse duas vezes no dia. 


Melhor ainda se fosse três vezes ao dia. Então dá pra entender o panorama: quase ninguém tem disponibilidade e vontade para tal.
Desse modo a artrose se desenvolve ao longo dos dias, dos meses, dos anos, e das décadas até a chegada  do momento inexorável em que o paciente fica completamente entregue ao tratamento cirúrgico.


O paciente com artrose de quadris relata que a cirurgia é um divisor de águas. Antes da cirurgia um pessoa diferente do após a cirurgia. Além do incrível final das dores, shouve antes da cirurgia uma intervenção fisioterapêutica o paciente então passará o pós cirúrgico com ótimo resultado e recuperação, e em poucos dias já sentirá uma completa mudança e alteração no estado de espírito. Agora é só lidar com uma prática diária de exercícios posturais, ou seja, ainda precisa vencer o velho hábito sedentário de imobilidade crônica.


Melhor se não tivesse esperado tanto tempo para escolher uma vida de hábitos para melhora do quadro clínico com acompanhamento fisioterapeutico postural.  Melhor se não tivesse esperado tanto tempo para tomar uma atitude de mudança de paradigma. Mas em todos os casos a fisioterapia sai como um elixir complementar que devolve a função e dá mais força e energia para o paciente realizar seu sonho: andar sem dor, novamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário