quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O MEDO DA DOR

Como tenho feito nos outros textos deste blog, procuro escrever aqui de modo sucinto, mas com uma certa delicadeza no trato.
O medo é uma emoção. Emoção que se sente no corpo todo, porém ela se manifesta na região dos rins. Os rins assim como as orelhas e os pés têm formato de semente. Estes são os "órgãos" do instinto. E o medo é a emoção que dá movimento a estes aparelhos.
Tudo isso é natural.
Por outro lado existe o medo de sentir medo.
Isto ocorre pelo fato do medo gerar certas dores no corpo.
O medo de sentir medo é na verdade o medo de sentir dor.
Tanto são os medos. Uma vez compreendi que aquela aceitação e reconhecimento que geralmente se busca na profissão ou na vida pessoal é um medo de solidão.

Aprendi desde criança de que nunca estamos sozinhos e a maior testemunha de nossas ações é a terra na qual pisamos. Alguns a chamam de A Mãe Terra. Gaia, por assim dizer. Ou simplesmente A Mãe.
Saber que sempre a temos do nosso lado, ou melhor, dentro do coração, é saber também que todo e qualquer medo pode ser superado. Assim como a dor.

Aprendi também a controlar o medo do medo. As dores geradas pelas fantasias ou covardias da mente em superar os medos dos medos são facilmente anuladas quando a atenção se volta para a concentração da respiração.
Respirar alivia mesmo o medo, e conseqüentemente a dor quando esta é fruto do próprio pensamento de baixo auto estima e arrependimento.
Esta é minha missão como fisioterapeuta: ajudar a respirar melhor e a ampliar as percepções de auto controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário