segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ALÍVIO DE DORES DE COLUNA

Deitar-se sobre o chão duro e protegido do frio pode melhorar algumas dores de coluna.
Mas a maioria das dores exige uma ação expansiva e criativa do movimento.
Ao longo desses anos como fisioterapeuta da postura desenvolvi uma técnica bastante eficaz em diversos casos de dores de coluna, e nos casos mais atípicos tenho obtido bons resultados.
Chamei a técnica de FRP - fisioterapia de reequilíbrio postural. Uma sucessão de exercícios posturais que mesclam movimentos ativos, passivos e ativos assistidos com massagens e alongamentos. Porém nada disso surtiria o efeito desejado se durante a prática não houvesse um trabalho de ampliação da respiração. Por isso as massagens tem um toque terapêutico onde a imposição de mãos aumentam o potencial do paciente em respirar profundamente.

Espreguiçar e respirar são práticas de saúde gratuitas. Mas grande parte das pessoas não às pratica. Desse modo a coluna vertebral se desgasta por não expandir-se com a respiração e o espreguiçamento.
Nossa inspiração é sempre comprometida por fumaça, fuligem, ar seco, poluição.
Não há musculação que a sustente. Não há remédio que a cure. Somente a integração desses fatores pode curar uma coluna doente. O fisioterapeuta postural pode trilhar esses passos junto. Depende de abertura de quem deseja crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário