terça-feira, 5 de outubro de 2010

RESPIRAÇÃO, ATIVIDADES DIÁRIAS E PUNHOS

A respiração reproduz um movimento de expansão e contração no corpo todo. Este movimento reorganiza a postura bípede, alivia a compresão da gravidade sobre a coluna e lava o sangue do gás carbônico.

Nas ciências médicas orientais outra qualidade à respiração é atribuída: o da obtenção de uma energia luminosa, vinda do Sol e das estrelas. Essa energia luminosa é considerada vital, ou seja que não haveria vida sem ela. O oxigênio fica em segundo plano. Esse é um assunto que irei aprofundar nos próximos textos deste blog.

Então, além de reorganizar a postura, e reequilibrar o organismo, a respiração também participa da revitalização do corpo. Isso é imprescindível para a cura de disfunções e dores de punho nas atividades diárias do uso das mãos.

Hoje entende-se que tendinite é um termo inadequado. No punho o grande número de tendões, ligamentos e articulações menores, extremamente usados para todo tipo de atividades ficam sem lubrifiação, o oposto de uma imflamação. O termo "ite" significa inflamação. E, no punho, ocorre uma falta de fluidos por excesso de movimentos e má postura, conseqüência de uma respiração curta.

O termo correto é tendinopatia. A utilização das mãos sem uma expansão da respiração causam danos tendinopáticos, em que os tendões entram num super aquecimento devido a descarga bioelétrica dos nervos para geração de movimento. Dessa forma, os tendões ficam esgarçados. As pontas do esgarço geram dores e limitações de movimento.

Desligar este sistema bioelétrico e "pentear" os tendões são sinônimos de uma atitude respiratória aprofundada. Respirar fundo é inspirar e expirar de forma constante e regular. Alongamentos da respiração associados a alongamentos do tronco e membros previnem e tratam as tendinopatias.

Para vivenciar a prática dessa proposta liguem no celular 5511 83778820, enquanto não disponibilizo as fotos aqui no blog.
Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário