domingo, 24 de outubro de 2010

POSTURA, ALONGAMENTO E RESPIRAÇÃO


Essa semana saiu na Folha Equilíbrio uma interessante reportagem sobre os benefícios ou não de se fazer alongamento. Na reportagem, além da visão de alongamento para prevenção e melhora ou não da performance de treinos de academia e corrida, a visão postural também foi levada em consideração.
Alongamentos, segundo a reportagem, são, em certos momentos, prejudiciais à saúde quando realizados sem consciência e autoconhecimento dos valores posturais envolvidos.
Por outro lado, em nenhum momento foi considerada a condição da respiração.
Sempre que se fala e pensa em alongamentos relaciona-se o tamanho adequado das fibras musculares e amplitude das articulações.
O que considero muito importante é o alongamento da respiração, tanto para a postura quanto para ampliação da saúde nas práticas fisioterapêuticas.
O alongamento é uma prática de reorganização postural onde há ampliação da respiração, equilíbrio das emoções, e conseqüente neutralização do estresse e da estafa.
Alongamentos são primordiais na elevação do estado de consciência porque é uma conversa que o praticante toma em relação as suas atitudes de bem estar corporal.
E atitudes de bem estar são muito particulares para cada indivíduo. Mas uma coisa é certa: ampliar a saúde é uma arte para toda a vida.

Ampliar a saúde depende de uma pratica personalizada, longe de padrões e prescrições. Depende exclusivamente de uma boa avaliação postural, traçar um diagnóstico diferenciado a partir de uma anamnese extensa e detalhada, que considere a sensibilidade do paciente e suas expectativas e temores.
Não existe receita pronta para atividade postural. Existe sim, comprometimento e entendimento dos processos biomecânicos, posturais e bioenergéticos da respiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário