domingo, 19 de setembro de 2010

POSIÇÃO PARA DORMIR: EXISTE UMA CORRETA?

Ouvi de varias pessoas que a melhor posição para se dormir é a de lado. Mas pra qual lado? Há diferenças entre um lado e outro?
No olhar técnico, a melhor posição é a de decúbito dorsal, barriga para cima, sem travesseiro na cabeça. Isso porque mantém o coração relaxado com menor superfície de contato, sem gerar disfunções de outros órgãos.

Mas dormir de lado também é bom. Com tanto que seja para lado direito. Dormir em cima do lado direito não atrapalha tanto o funcionamento dos pulmões quanto o lado esquerdo. A anatomia dos brônquios é a causa desse fenômeno.

A entrada de ar acontece primeiro no pulmão direito e, em seguida, no pulmão esquerdo. O pulmão direito assemelha-se mais a um barril. O esquerdo a um filão.
Ao virar para a esquerda, o pulmão esquerdo, que já não recebe tanto ar quanto realmente precisa no dia-adia, fica amassado com o peso do coração e principalmente com o peso do fígado, um gigante dos órgãos.

Virar para a direita faz o fígado cair na cama, e por isso não obstrui o pulmão direito, que ventila melhor o ar por sua anatomia, mesmo deitado sobre ele.
Deitar para esquerda, sobre o pulmão esquerdo, diminue a quantidade de oxigênio para os tecidos e para o cérebro, levando a um desmaio e não a um sono.
É tão real isso que existem relatos falando que virar para esquerda de manha bem cedo, um pouco antes do horário de levantar, faz perder a hora. Os cinco minutinhos viram quarenta!

Se de manhã você resolve dar aqueles cinco minutinhos na cama após o despertador opte por deitar de barriga pra cima. Assim você não desmaia e não perde a hora!

Deu pra sacar? Aceito críticas e perguntas!

Ouvi dizer também de uma amiga, diretora de teatro e dança, que não existe posição correta para dormir, com tanto que se exercite diariamente o corpo com exercícios posturais e respiratórios.
Eu, assumo todas as práticas de sono. Às vezes, dar uma desmaiada é a solução!

Um comentário:

  1. Puts..mas como mudar o hábito do lado de dormir dormindo? Posso até começar a noite de um jeito..mas quando vou ver..lado esquerdo contra o travesseiro..ai,ai..

    ResponderExcluir