segunda-feira, 26 de abril de 2010

O SISTEMA RESPIRATÓRIO SUTIL E QUANTA DE LUZ

Pra começar, não vou detalhar o sistema respiratório e suas estruturas. Essa descrição pode ser encontrada em diversos livros de medicina, fisiologia ou anatomia do corpo humano.
Para os fisiologistas o sistema respiratório é o único sistema que não possui reservas de energia em nenhuma forma visível à microscopia eletrônica. Toda energia respirada é utilizada e eliminada em forma de CO2.
Diferentemente do fígado, que armazena a glicose digerida dos alimentos e o estoca em forma de glicogênio ou gordura, a sistema respirátório encaminha todo O2 para a mitocôndria celular, importante organela celular responsável pela produção de aminoácidos e de ácidos graxos para o sistema nervoso.
Outrossim ela é vital ou seja, nove minutos sem respiração o cérebro morre e o coração pára.
Porém, o ar oferta muito mais que O2 para o sangue.
O ar contém outras qualidades ou substâncias ainda não entendidas muito bem pela medicina.
Não é por acaso que a acupuntura conseguiu ser aceita no meio médico. Ela é uma das maneiras de se trabalhar a luz na respiração sutil, invisível.

Para os cientistas yogues, o processo de digestão do ar começa nas mucosas nasais. As nucosas nasais possuem afinidade por uma certa substância do ar. A física, ao estudar a luz, descobre que o ar possui pacotes de energia ou quanta do ar, que dão vida aos seres na Terra. Esses pactes de energia penetram nas mucosas nasais dando inspiração cerebral. Sem a respiração e sem a luz solar não haveria vida na Terra, assim como, sem a gravidade, não haveriam formações de organismos para experimentarem a vida.
Todas essas três energias, a estelar, a respiratória e a gravitacional são consideradas pelas ciências médicas orientais como energias primordiais da vida.
O que respiramos não se acumula em energias no corpo físico fisível, mas em outra forma ainda não mensurável por nenhum instrumento científico. Ou seja os pacotes de energia acumulam-se noutro sistema que os cientistas ainda não sabem como identificá-lo.
Nos estudos e práticas da filosofia oriental tântrica essa energia da respiração é conhecida como prana do ar ou energia vital. Ela circula por canais chamados de nadis. Os nadis aumentam a energia pessoal do indivíduo ampliando os sentidos e a sensibilidade, a cura do corpo, e também dando forma aos pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário