quarta-feira, 31 de março de 2010

VOCÊ É O QUE PENSA?

AFORISMOS DA FRP - A Fisioterapia de Reequilíbrio Postural:

=> Todo pensamento se expressa no corpo físico por impulsos bioeletroquímicos que circulam nos nervos e no sangue. Essa tradução do pensamento e do sentimento é transmitida para o corpo como emoções.

=> Os músculos lisos, estriados e estriados esqueléticos recebem as emoções, e as repassam para o cérebro. Esses canais de emoção geram movimento no corpo.

=> A Mente pode viajar para o passado e para o futuro ou estar atenta no presente momento. A musculatura segue o pensamento aonde ele estiver
em forma de contração, hipertonia, hipotonia, explosão, ou letargia.

=> O estresse retira a qualidade da mente de estar atenta ao presente. Desse modo a postura perde o tônus gerando dor e disfunção músculo-esquelética e orgânica.

=> A meditação limpa a mente para viver a única realidade existente, o presente. Desse modo o reequilíbrio se instala a partir da coordenação das relações no dia-a-dia.

=> As emoções associadas a paradigmas culturais circulam na ligação corpo-respiração-cérebro e tais paradigmas podem impidir o movimento musculo-esquelético.

=> A musculatura lisa sofre com os catabólitos e radicais livres gerados pelo estresse acumulado, num desperdício de substâncias que iriam gerar movimento. O estresse acumulado aumenta pelo fato de não haver movimento e a respiração ficar irregular.

=> A respiração trabalhada é capaz de restabelecer o fluxo natural de impulsos nervosos de cada indivíduo, reordenando o movimento. A respiração completa aliada a práticas de exercícios posturais proporcionam uma ação sem estresse físico, biomecânico ou psíquico. Nesse estado a mente entra em meditação sem qualquer intenção ou esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário